Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA DE NAZARE DA SILVA SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA DE NAZARE DA SILVA SANTANA
DATA: 29/01/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório João Paulo Mendes
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DA INJÚRIA NO CÓRTEX MOTOR DE RATOS APÓS ACIDENTE VASCULAR ISQUÊMICO EM UM MODELO DE EXPOSIÇÃO CRÔNICA COM METILMERCÚRIO (MeHg)


PALAVRAS-CHAVES:

Metilmercúrio, Córtex Motor, Isquemia, Acidente Vascular Encefálico.


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A exposição ao mercúrio está relacionado a várias alterações no sistema nervoso central, como alterações motoras, com um aumento na formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) e uma redução do fluxo de sangue, sendo considerado um problema de saúde pública. Neste estudo, um modelo experimental de exposição crônica a baixas doses de metilmercúrio (MeHg) antes de um acidente vascular cerebral isquêmico será desenvolvido. Por isso, os efeitos do modelo de exposição crónica no córtex motor de ratos, bem como após acidente vascular cerebral isquémico em animais expostos cronicamente a este metal, serão estudadas separadamente em um momento aguda (24 horas após a lesão) e tempo final (7 dias). Os animais serão expostos ao metilmercúrio por via oral por sonda esofágica, numa dose de 0,04 mg/kg/dia durante 60 dias. Parte dos animais serão submetidos a uma série de testes a motor e os outros irão ser submetidos a isquemia focal com endotelina no córtex motor, sendo divididas em grupos de 24 horas e 7 dias de tempo de sobrevivência, a fim de realizar os testes comportamentais após tempo de sobrevivência para cada grupo. Os cérebros de todos os animais, após a execução dos testes motores, serão recolhidos e submetidos a análise histopatológica/imunohistoquímica, avaliação de parâmetros bioquímicos oxidantes e os depósitos totais de mercúrio no córtex motor. Os dados serão avaliados buscando a compreensão de comorbidade entre a exposição crônica ao metilmercúrio eo acidente vascular cerebral.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 327904 - ELIZABETH SUMI YAMADA
Externo ao Programa - 1055410 - ENIO MAURICIO NERY DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Notícia cadastrada em: 25/01/2016 08:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1