Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO JOSE TEIXEIRA SFAIR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIO JOSE TEIXEIRA SFAIR
DATA: 23/12/2013
HORA: 10:00
LOCAL: SAT 7
TÍTULO: EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA VOLUNTÁRIA NAS REDES PERINEURONAIS E NA ACETILAÇÃO DE HISTONAS EM RATOS SUBMETIDOS A MODELO DE HEMISSECÇÃO EXPERIMENTAL DA MEDULA ESPINHAL.
PALAVRAS-CHAVES: Exercício voluntário, lesão medular, hemissecção, cicatriz glial, proteoglicanos de sulfato de condroitina, histonas.
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO: A prática regular de exercícios físicos resulta em inúmeros benefícios à saúde. Preveni e combate várias doenças e ao longo do tempo vem destacando-se como excelente ferramenta terapêutica para o tratamento de lesões no sistema nervoso central (SNC). Após uma transecção (completa ou incompleta = hemissecção) da medula espinhal, células reativas da glia secretam substâncias inibitórias à regeneração axonal como, por exemplo,as moléculas de proteoglicanas de sulfato de condroitina (PGSCs) que exercem papel importante na formação de uma barreira físico-química, chamada cicatriz glial, que impede a regeneração dos axônios danificados pela lesão. Pesquisas que envolvem lesão da medula espinhal e exercício físico têm obtido resultados promissores em modelos experimentais de reabilitação. No entanto, os mecanismos fisiológicos e moleculares pelo qual se faz presente esses resultados positivos ainda são pouco elucidados. No presente projeto, iremos verificar a influência do exercício físico voluntário, em rodas de corrida, na recuperação funcional da para posterior de ratos da linhagem Wistar (Rattusnovergicus), em modelo experimental de hemissecção da medula espinhal, na altura da 8a vertebra torácica. Propomos analisar a integridade da matriz extracelular os níveis de acetilação de histonas na área de lesão da medula espinhal de animais que serão submetidos ao exercício físico voluntário e compará-los com animais que não serão submetidos ao protocolo de exercício.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 257.153.302-97 - ANTONIO PEREIRA JUNIOR - UFRN
Externo ao Programa - 2434806 - CHUBERT BERNARDO CASTRO DE SENA
Externo ao Programa - 1958026 - GHISLAIN JEAN ANDRE SAUNIER
Notícia cadastrada em: 06/12/2013 08:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2