Notícias

Banca de DEFESA: LAYZA COSTA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYZA COSTA RIBEIRO
DATA: 09/12/2013
HORA: 09:00
LOCAL: SAT 09
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DO EFEITO ICTIOTÓXICO DO EXTRATO ETANÓLICO DA RAÍZ DE SPILANTHES ACMELLA (JAMBÚ) EM ZEBRAFISH ATRAVÉS DA ANÁLISE ELETROFISIOLÓGICA E COMPORTAMENTAL.
PALAVRAS-CHAVES: Spilanthes acmella; zebrafish; ictiotoxicidade; eletroencefalograma, eletromiograma, estágios comportamentais.
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia de Órgãos e Sistemas
ESPECIALIDADE: Neurofisiologia
RESUMO: Dentre as várias espécies de plantas medicinais, encontra-se a espécie Spilanthes acmella, conhecida popularmente como jambú que se destaca por apresentar inúmeras aplicações na área da medicina popular. A medicina tradicional recomenda suas folhas e flores na elaboração de infusões no tratamento de anemia, dispepsia, malária, afecções da boca (dor de dente) e da garganta, contra escorbuto e também como antibiótico e anestésico. Sendo seus principais efeitos atribuídos ao espilantol, que é um representante importante das substâncias presentes nessas plantas. Alguns estudos já foram realizados utilizando o espilantol, possibilitando algumas informações da ação dessa substância, como seu efeito e imunomodulador devido sua interação funcional com monócitos, granulócitos e células killers. Porém, ainda não existem estudos eletrofisiológicos acerca de sua ação ictiotóxica, utilizando, por exemplo, o eletroencefalograma para demonstrar sua ação a nível de Sistema Nervoso Central ou eletromiograma para verificar a ocorrência de sua ação a nível muscular no Zebrafish, evocando a necessidade dessa pesquisa a respeito do assunto. Com base nisso, o presente trabalho objetivou investigar a ação ictiotóxica do extrato etanólico da raiz de Spilanthes acmella em Zebrafish através da análise eletrofisiológica e comportamental. Os resultados mostraram que o extrato etanólico de Spilanthes acmella é um potente indutor de excitabilidade central no zebrafish, sendo isso constatado a partir das mudanças de padrões de atividade elétrica vistas no eletroencefalograma do animal submetido à droga e através do aumento da atividade encefálica visto no espectograma. O extrato também causou alterações, em menor escala, nos traçados eletromiográficos do zebrafish submetido à mesma concentração da droga, com aparecimento de contrações musculares esparsas e de mioclonias breves. E os achados comportamentais, a partir da delimitação de três estágios de comportamentos, os quais se iniciaram com o aumento da excitabilidade do animal e culminam com a convulsão e morte do peixe, serviram para corroborar com os achados eletrofisiológicos de que o extrato etanólico de Spilanthes acmella atua como potente droga com ação no sistema nervoso do zebrafish, com atividade convulsivante.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1713466 - BRUNO DUARTE GOMES
Externo ao Programa - 1502904 - EVANDER DE JESUS OLIVEIRA BATISTA
Presidente - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Interno - 1912060 - KAREN RENATA MATOS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 27/11/2013 09:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1