Banca de DEFESA: FLAVIA MOURA GAIA FARIAS

DISCENTE: FLAVIA MOURA GAIA FARIAS
DATA: 25/11/2013
LOCAL: AUDITÓRIO PROF. DR. JOÃO PAULO DO VALLE MENDES
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE FOTOOXIDAÇÃO DO DiI POR DIODO EMISSOR DE LUZ (LED): ASPECTOS MORFOLÓGICOS DE CÉLULAS HORIZONTAIS DA RETINA HUMANA
PALAVRAS-CHAVES: fotooxidação, corantes fluorescentes, células horizontais da retina.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Morfologia
RESUMO: A análise da morfologia celular é um aspecto crucial da neurobiologia, pois a relação entre forma e função pode definir os processos fisiológicos na saúde e na doença. Um dos principais métodos para avaliar a morfologia celular é por meio da fotooxidação de marcadores fluorescentes intracelulares, dentre os quais se tem o percloreto de 1,1’-dioctadecil-3,3,3’,3’-tetrametil-indocarbocianina (DiI), uma carbocianina lipofílica que pode marcar células vivas ou fixadas. O DiI foi escolhido para este trabalho devido, dentre outros fatores, à sua importante utilização para estudos de morfologia celular. Como modelo para avaliar a qualidade da fotooxidação do aparelho construído para essa finalidade, elegeu-se as células horizontais da retina humana com o intuito de prosseguir com estudo morfométrico posterior dessas células, tendo em vista a escassez de trabalhos com essa abordagem em retina humana. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do método de fotooxidação do DiI através de LED e utilizando como modelo células horizontais da retina humana. O material foi obtido do Banco de Olhos do Hospital Ophir Loyola e, em sequência dissecado, marcado com cristais de DiI e fotooxidado com o aparelho de LED. As imagens que resultaram do novo método de iluminação para fotooxidação de traçador fluorescente apresentou elevada qualidade de detalhes da morfologia neuronal, similares com os resultados obtidos em reações de fotoconversão concencional com microscópio, o que permite concluir que o aparelho mantém a eficiência da fotooxidação por revelar detalhes finos da morfologia celular, inclusive com as vantagens de processar áreas maiores de tecido e considerável redução de custo por dispensar o emprego de microscópio para o processo.
Externo à Instituição - DANIEL VALLE VASCONCELOS SANTOS
Externo ao Programa - 327904 - ELIZABETH SUMI YAMADA
Presidente - 1153256 - MANOEL DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 1153304 - SILENE MARIA ARAUJO DE LIMA