Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON COSTA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON COSTA DE LIMA
DATA: 25/09/2013
HORA: 08:00
LOCAL: LAP-04/INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Prédio anexo)/UFPA
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA MARCHA E DO EQUILÍBRIO EM PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME LIPODISTRÓFICA SECUNDÁRIA À TERAPIA ANTIRETROVIRAL.
PALAVRAS-CHAVES: Lipodistrofia, HIV/AIDS, EMG, Posturografia, Terapia Antiretroviral.
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: A Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida (AIDS) é uma enfermidade que assola a população mundial a décadas e ouvir esse diagnóstico era como uma “sentença de morte”. Com o advento da novas terapêuticas medicamentosas, a característica aguda da doença passou a ser de caráter crônico. Todavia, as drogas utilizadas na Terapia Antiretroviral (TARV) apresentam reações adversas, especialmente quando o pacienta é submetido a longo prazo de utilização do chamado “coquetel”. Uma das reações adversas da TARV é a Lipodistrofia, que e escala molecular ocasiona a apoptose de adpócitos e alterações mitocondriais nas fibras musculares. Sendo assim, com o intuito de investigar as repercussões musculares da Lipodistrofia, esse projeto tem como hipótese a alteração dos padrões de marcha e equilíbrio de pacientes nesse quadro clínico. Foram avaliados 60 sujeitos de ambos os sexos, divididos em três (3) grupos: HIV positivo com Lipodistrofia (HIVL), HIV positivo sem Lipodistrofia (HIV) e Grupo Controle HIV negativo (C). No teste de Equilíbrio foi utilizada uma Plataforma de força (EMGSystem do Brasil), que avalia o deslocamento anteroposterior (AP) e mediolateral (ML) do individuo gerando variáveis como deslocamento total, frequência etc. Para o teste de Marcha foi utilizado o Eletromiógrafo de 8 canais (EMGSystem do Brasil) para captar o sinal elétrico dos músculos Reto Femoral (RF), Bíceps Femoral (BF), Gastrocnêmico Lateral (GL), Tibial Anterior (TA) e Glúteo Médio (GMd) durante a deambulação. Os resultados de cada grupo serão expressos em média e desvio padrão e comparados intra-grupo e inter-grupo através da análise de variância (ANOVA), com pós-teste de Tukey (α<0,05). Acredita-se que as repercussões musculares provocarão alteração nos padrões de marcha e equilíbrio do grupo acometido em relação aos demais grupos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL VALLE VASCONCELOS SANTOS
Presidente - 1153256 - MANOEL DA SILVA FILHO
Externo ao Programa - 1297519 - MOISES HAMOY
Notícia cadastrada em: 10/09/2013 09:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1