Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIO SANTOS BARBOSA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIO SANTOS BARBOSA JUNIOR
DATA: 17/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: LM-07
TÍTULO:

EFEITOS MORFO-FUNCIONAIS DE TRANSPLANTE AUTÓLOGO DE CÉLULAS MONONUCLEADAS DA MEDULA ÓSSEA EM MODELO DE ISQUEMIA FOCAL NO CÓRTEX MOTOR PRIMÁRIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia celular, Neuropreservação, Modulação Inflamatória, Neuroplasticidade.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Doenças de cunho neurodegenerativo, em geral, apresentam-se com ampla incidência e variações na espécie humana, sendo que as de caráter agudo têm notório índice de ocorrência distribuído em todo o mundo.Dados estatísticos apontam AVE como a segunda maior causa de morte e primeira causa de incapacidade dentre todas as demais doenças no mundo.O AVE isquêmico (AVEi) é responsável por cerca de 87% de incidência dos casos de acidentes vasculares encefálicos. Os atuais modelos para estudos de AVE baseiam-se em comprometimento cerebrovascular produzido por cauterização ou oclusão transitória, ou permanente, de vasos sanguíneos que realizam a irrigações para o tecido nervoso. Um modelo experimental, capaz de mimetizar a fisiopatologia isquêmica, que passou a ser amplamente utilizado é o de isquemia induzida por Endotelina-1 (ET-1). O papel ambíguo do processo inflamatório no curso do evento isquêmico no tecido nervoso vem sendo alvo de discussões, pois a inflamação atua na contenção do infarto ocasionado pelo AVEi, e em contrapartida a intensidade da resposta inflamatória é influencia na neurodegeneração. A modulação do processo inflamatório é uma abordagem que possibilita neuropreservação, neurorregeneração, e preservação e recuperação funcional. A terapia celular autóloga, com células mononucleares da medula óssea, promove modulação na neuroinflamação utilizando suas funções tróficas e a capacidade de liberação de fatores anti-inflamatórios e pró-regenerativos, sendo oportunos durante um evento isquêmico para diminuição de perda tecidual e de resposta inflamatória. No presente trabalho, utilizamos um modelo experimental de AVEi focal para avaliar os efeitos morfofuncionais do implante autólogo de células mononucleres da medula óssea (CMMOs) no cortex sensóriomotor primário submetidos a isquemia focal na área de representação de membro anterior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1627792 - CARLOMAGNO PACHECO BAHIA
Externo ao Programa - 1804095 - MARCELO MARQUES CARDOSO
Externo ao Programa - 2153641 - VANIA CASTRO CORREA
Notícia cadastrada em: 10/08/2015 14:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1