Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA MARIA MACHADO DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA MARIA MACHADO DA ROCHA
DATA: 22/06/2015
HORA: 10:00
LOCAL: sala LM06- ICB/ UFPA
TÍTULO: PERFIL DE ACHADOS DO PAPANICOLAU E DETECÇÃO DE HPV DE ALTO E BAIXO RISCO EM PACIENTES ATENDIDAS NA CASA DA MULHER, BELÉM, PARÁ.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer cervical, Genotipagem, HPV, PCCU.
PÁGINAS: 11
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A Casa da Mulher é uma Unidade de Referência Secundária em Oncologia Mamária e Ginecológica e Pré-natal de Alto Risco, também voltada para o atendimento de mulheres vítimas de violência sexual e/ou doméstica. Essa Unidade recebe mulheres das Unidades Básicas de Saúde e Família Saudável, residentes em Belém, sendo mantida pela Prefeitura Municipal de Belém. No caso das patologias uterinas, a Casa realiza diversos exames para detecção precoce do câncer e, uma vez confirmado o mesmo, a paciente é encaminhada para o hospital de referência terciária para tratamento. O teste Papanicolau constitui-se na principal estratégia utilizada em programas de rastreamento para o controle do câncer do colo do útero. As inflamações e infecções vaginais constituem uma das principais causas de queixas em mulheres que procuram atendimento na área de ginecologia e com frequência, no Papanicolau, também são encontrados agentes infecciosos como o vírus HPV (Papilomavírus Humano) e a bactéria Gardnerella vaginalis, dentre outros. O presente estudo tem como objetivo identificar o perfil de todos os resultados de PCCU em pacientes atendidas na Casa da Mulher no período de um ano e utilizar amostras para a detecção de DNA de Papilomavírus Humano (HPV) de alto e de baixo risco. Será realizado um estudo documental, retrospectivo com abordagem quantitativa. O estudo tem como público alvo mulheres que procuraram o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casa da Mulher), Belém-Pará, no período setembro de 2012 a agosto de 2013, de acordo com a variável idade. Para a identificação dos perfis de resultados dos exames citopatológicos (PCCU) serão utilizadas informações registradas nos livros de controle de PCCU (2012 e 2013) da Casa da Mulher. Os resultados dos exames citopatológicos serão classificados de acordo com a Nomenclatura Brasileira para Laudos Cervicais e Condutas Preconizadas: Recomendações para Profissionais de Saúde (BRASIL, 2006). A identificação molecular do HPV será realizada pela amplificação da reação em cadeia da polimerase (PCR), usando os oligonucleotídeos consenso MY09 e MY11 que amplificam um fragmento de 449-458 nucleotídeos (dependendo do tipo de HPV). A detecção e genotipagem de HPV serão obtidas utilizando um método de hibridação reversa em membrana, e este ensaio incluirá sondas para os genótipos de 37 tipos de HPV de alto e baixo risco.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Presidente - 1263503 - MARCELO DE OLIVEIRA BAHIA
Externo à Instituição - RODRIGO VELLASCO DUARTE SILVESTRE
Notícia cadastrada em: 17/06/2015 10:51
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2