Banca de DEFESA: CELINA COELHO DA ROSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELINA COELHO DA ROSA
DATA: 19/05/2015
LOCAL: SALA SAT-01, DO INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS/UFPA

Caracterização cromossômica e mapeamento genômico comparativo com sondas de Hylaeamys megacephalus de Oecomys paricola e Oecomys auyantepui (Cricetidae – Sigmodontinae)

FISH, Hibridização, Rodentia, Mapeamento

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal

A Ordem Rodentia representa a mais numerosa ordem de mamíferos, com cerca de 42% das espécies conhecidas atualmente. Os roedores apresentam 2.227 espécies, 468 gêneros e 33 famílias recentes, sendo este último elevado para 50 se forem consideradas as famílias extintas. A enorme variação na morfologia, na diversidade de habitats e climas e na alimentação são as causas desta Ordem ser mais numerosa e melhor sucedida evolutivamente entre as ordens de mamíferos. O gênero Oecomys pertence à subfamília Sigmodontinae (Cricetidae, Rodentia) com aproximandamente 16 espécies descritas, distribuídas em floresta tropical e subtropical do Centro e do Sul da América. Estudos citogenéticos prévios sugerem que o gênero Oecomys apresenta uma grande diversidade cariotípica, com o número diplóide variando entre 58 e 86. No presente trabalho foram analisados, por meio de técnicas citogenéticas convencionais e pintura cromossomo multidirecional (Sondas cromossômicas de Hylaeamys megacephalus – HME), foram analisados 18 exemplares de Oecomys, sendo quatro identificados como da região metropolitana de Belém, Pará ; dois no Município de Santa Bárbara, Pará; cinco  na região de Carajás, Pará e 7 na região do Calha Norte, Pará. Os exemplares do Parque Ambiental de Belém apresentaram 2n=72 e NF=76 e foram identificados como O. paricola. Os exemplares de Santa Bárbara apresentaram 2n=70 e NF=74 e foram identificados como O. paricola. Os exemplares de Carajás apresentaram 2n=70 e NF=72 e foram identificados como O. paricola. Os exemplares coletados do Calha Norte apresentaram 2n=62 e NF=80 e foram identificados como O.auyantepui.  Os citótipos descritos para O. paricola apresentaram diferenças em 5 picos de HME hibrizados, evidenciando 3 rearranjos para esta espécie. Para O. auyantepui foram identificados 5 rearranjos.  As diferenças cromossômicas encontradas para O. paricola de diferentes regiões geográficas sugere que estes citótipos pertencem a espécies crípticas, o que é caracterizado pela ausência de diferenças significativas morfológicas e moleculares, podendo os rearranjos cromossômicos ser a causa do processo de especiação.  Desta forma, O. paricola representa um complexo de espécies onde os indivíduos desta espécie estão se diferenciando independentemente um do outro, e ainda não houve tempo suficiente para fixação de diferenças morfológicas e moleculares.

Presidente - 327135 - CLEUSA YOSHIKO NAGAMACHI
Externo à Instituição - PABLO SUAREZ
Externo à Instituição - PAULO JOSE SIQUEIRA DO AMARAL
Externo ao Programa - 2315294 - RENATA COELHO RODRIGUES NORONHA