Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDERSON CORREA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDERSON CORREA ARAUJO
DATA: 25/06/2013
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO "PROF. DR. JOÃO PAULO DO VALLE MENDES"/ICB/UFPA.
TÍTULO: ATIVIDADE ANTIINFLAMATÓRIA E NEUROPROTETORA DO EDARAVONA NO CÓRTEX SENSÓRIO-MOTOR PRIMÁRIO DE RATOS ADULTOS SUBMETIDOS À ISQUEMIA FOCAL EXPERIMENTAL.
PALAVRAS-CHAVES: Acidente vascular encefálico, isquemia, micróglia, edaravona.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O acidente vascular encefálico (AVENC) é uma desordem neural iniciada a partir da redução ou interrupção do fluxo sanguíneo, tornando inadequada a demanda energética para a região, promovendo assim um dano tecidual. O AVENC é classificado em hemorrágico ou isquêmico. O AVENC isquêmico tem maior prevalência e pode ocorrer por trombose ou embolismo. A patologia isquêmica tem múltiplos eventos interrelacionados como excitotoxicidade, despolarização periinfarto, estresse oxidativo e nitrosativo, inflamação e apoptose. Um elemento de fundamental importância na patologia isquêmica é a célula microglial, cuja atividade está intimamente ligada à progressão do ambiente lesivo. Uma alternativa terapêutica no tratamento do AVENC é um pirazolona denominada Edaravona. O presente trabalho irá avaliar a o efeito neuroprotetor da Edaravona na dose de 3mg/kg no córtex sensório-motor primário após lesão isquêmica focal. A indução isquêmica será induzida através da administração de 40pM do peptídeo vasoconstritor endotelina 1 diretamente sobre o córtex sensóriomotor primário. Serão avaliados animais tratados com Edaravona (N=15) e animais tratados com solução salina (N=15) nos tempos de sobrevida 1, 3 e 7 dias após o evento isquêmico. Será feita a avaliação histopatológica através da coloração de violeta de cresila, imunohistoquímica para marcação de neutrófilos (MBS-1), micróglia/macrófagos (Iba-1), micróglia/macrófagos ativos (ED1), corpos neuronais (NeuN) além marcação para células apoptóticas (Caspase-3). Os padrões lesivos serão avaliados qualitativamente e quantitativamente. A análise estatística será feita por análise de variância com correção a posteriori de Tukey.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1055410 - ENIO MAURICIO NERY DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2153641 - VANIA CASTRO CORREA
Presidente - 2224452 - WALLACE GOMES LEAL
Notícia cadastrada em: 24/06/2013 12:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2