Notícias

Banca de DEFESA: RONEY SILVA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONEY SILVA DA SILVA
DATA: 29/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DO SAT-06- PRÉDIO MANOEL AYRES - ICB - UFPA
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO CARIOTIPICA E EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA EM ESPÉCIES DAS SUPERFAMÍLIAS CAVIOIDEA E ERETHIZONTOIDEA (MAMMALIA, RODENTIA)


PALAVRAS-CHAVES:

Caviomorpha; Citogenética; Cavioidea; Erethizontoidea


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Humana e Médica
RESUMO:

Os Roedores formam o mais diverso grupo dentre a classe Mammalia, apresentando uma grande diversidade de formas e comportamentos. Os roedores caviomorfos são os prováveis descendentes de linhagem africana de Hystricognathi que chegaram a América do Sul no período Eoceno, e hoje constituem cerca de 250 espécies de Roedores com distribuição no Brasil, sendo 90 espécies com registro para a Amazônia. Este grupo é representado por onze famílias divididas em quatro superfamílias, sendo que as suas relações filogenéticas ainda são pouco compreendidas. Os dados citogenéticos são importantes marcadores nos estudos de caracterização de espécies, relações de parentesco e filogenia, porém foram pouco utilizados neste grupo de roedores. No presente trabalho, são apresentados dados de citogenética clássica e molecular em roedores representantes das superfamílias Cavioidea (famílias Caviidae, Cuniculidae e Dasyproctidae) e Erethizontoidea (família Erethizontidae), considerados os grandes roedores da América do Sul. Nossos resultados demonstraram que Hydrochoerus hydrochaeris apresentou 2n=66 e NF=102, Dasyprocta leporina apresentou 2n=64 e NF=122, Cuniculus paca possui 2n=74 e NF=84 e Coendou prehensilis apresentou 2n= 74 e NF=78. As sondas de sequências teloméricas revelaram somente marcações distais nos cromossomos de todas as espécies, e o número e posição dos cistrons rDNA 18S foram variados, com Hydrochoerus apresentando apenas um sitio e as demais espécies dois. Os dados obtidos quanto ao número diploide e morfologia cromossômica foram confrontados com as Propostas filogenéticas atuais, corroborando a posição basal dos gêneros Cuniculus e Coendou (famílias Cuniculidae e Erethizontidae) uma vez que seus cariótipos apresentaram-se mais semelhantes entre sim que com as demais espécies – com prevalência de cromossomos acrocêntricos e mesmo 2n. Já os gêneros Dasyprocta e Hydrochoerus corresponderiam a ramos mais derivados, visto que apresentaram cariótipos com prevalência de cromossomos de dois braços e alto valor de NF.4.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3076124 - AMANDA FERREIRA VIDAL
Interno - 2549195 - ANDRE SALIM KHAYAT
Presidente - 1220143 - EDIVALDO HERCULANO CORREA DE OLIVEIRA
Interno - 326026 - MARIA PAULA CRUZ SCHNEIDER
Notícia cadastrada em: 25/03/2019 13:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2