Banca de QUALIFICAÇÃO: Márcia Moraes Paulino da Silva

DISCENTE: Márcia Moraes Paulino da Silva
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Google meeting

Gestão do serviço farmacêutico de controle de gases medicinais em um hospital universitário público de Belém.

Gases Medicinais; Atividades do Farmacêutico; Farmácia

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: O Serviço de Farmácia Hospitalar (SFH) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), visa a melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente. A Resolução Nº 470/2008-CFF, regula as atividades do Farmacêutico em gases e misturas de uso terapêutico e para fins de diagnósticos. Objetivo: Desenvolver um processo de gestão, implantação e monitoramento da utilização de gases medicinais (GM’s), o qual, venha a auxiliar o serviço farmacêutico hospitalar. Material e métodos: Trata-se de um estudo de caso descritivo, sobre a elaboração inicial de um diagnóstico situacional da gestão de GM’s, por meio de um checklist, considerando as normas e legislações vigentes. As fases componentes do método de pesquisa foram: exploratória, coleta de dados, análise dos dados e proposta de intervenção. Resultados Parciais: Através do diagnóstico situacional foi traçado o perfil da gestão dos gases medicinais em 28 itens das normas aplicadas no checklist, observou-se que 15 desses itens atenderam às normas, 5 foram aplicadas com ressalva e 8 apresentaram ausência da aplicação. Foram identificadas algumas não conformidades em relação aos cilindros de GM’s: na estrutura física do local de armazenamento, no armazenamento nas unidades de assistência, nos rótulos, nas características físicas, na ausência de rastreabilidade e no transporte, em consonância com o determinado pelas normas e legislação Conclusões Preliminares: Este trabalho evidencia a necessidade que existe em se adotar práticas seguras na gestão dos gases medicinais, aguarda-se que os farmacêuticos adotem os instrumentos normativos gerados por esta pesquisa, já que a mesma, até o presente momento, aponta promissores resultados no gerenciamento de GM’s a partir do checklist de diagnóstico situacional, comprovando que o exercício farmacêutico está presente em todo o circuito dos gases medicinais.

Externo à Instituição - BRUNO ALEXANDRE QUADROS GOMES
Interno - 2354819 - ENEAS DE ANDRADE FONTES JUNIOR
Presidente - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/08/2021 22:17