Notícias

Banca de DEFESA: SUIANE DOS SANTOS FIALHO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUIANE DOS SANTOS FIALHO DE LIMA
DATA: 31/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Google meeting
TÍTULO:

Qualidade de vida do profissional farmacêutico e sua relação com a Síndrome de Burnout


PALAVRAS-CHAVES:

não foi encaminhado


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

INTRODUÇÃO: Problemas psicológicos relacionados as atividades laborais têm sido, frequentemente, observadas entre os profissionais da área da saúde, os quais são expostos a uma grande variedade de eventos estressores e podem desenvolver enfermidades físicas e/ou psíquicas como a Síndrome de Burnout. Burnout. OBJETIVO: Compreender, através de revisão de literatura, a Síndrome de Burnout nos profissionais da saúde, considerando causas, efeitos, bem como o estabelecimento de método de permita avaliar a qualidade de vida e o nível de adoecimento do profissional farmacêutico. MÉTODO: Inicialmente, realizou-se uma revisão na integrativa, utilizando como palavras para a busca “Burnout, Profissionais da Saúde, Incidência”. Também, foi realizado a adaptação do método de qualidade de vida da WHO100 e feita a sua aplicação. Por fim, foi realizado uma pesquisa dos possíveis tratamentos não medicamentosos para esta doença.

RESULTADO: Na revisão integrativa observou prevalência de níveis preocupantes de exaustão emocional, despersonalização e insatisfação profissional, em especial, entre os médicos e a equipe de enfermagem. Aspectos individuais e da organização, tais como, sobrecarga de trabalho, falta de apoio e desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional estão associados a prevalência da doença. Para prevenção e tratamento da síndrome de Burnout é importante alterações na organização, na postura da equipe e o fortalecimento de estratégias de enfrentamento individual. Para prevenção, estratégias de autocuidado, reconhecimento precoce dos sinais pelos colegas, supervisão clínica, modificações dos fatores estressores, treinamentos que visem ajudar o indivíduo lidar com os estressores, bem como alterações organizações parecem ser importantes. Para o tratamento do esgotamento a terapia cognitiva comportamental, competência emocional, psicoterapia em grupo ou individuais, treinamento de competências, coesão entre os pares, luz forte, método holístico, acupuntura, arte terapia e cursos de treinamento que visem mudanças de atitudes contribuíram para melhoria da síndrome. O instrumento adaptado permite rastrear alguns problemas de saúde, de relacionamento, problemas trabalhistas, além da avaliação da qualidade de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Uma das prioridades dos gestores deve ser assegurar que os profissionais de saúde consigam trabalhar em condições adequadas, com níveis apropriados de saúde, satisfação e motivação, para proporcionarem a excelência no cuidado ao paciente e no desenvolvimento das atividades administrativas e gerenciais nos serviços farmacêuticos. Também, o rastreamento precoce dos agravos a saúde e do nível de qualidade de vida são importantes, permitindo a intervenção de forma precoce da Síndrome de Burnout.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3144240 - LUANN WENDEL PEREIRA DE SENA
Presidente - 1219319 - MARIA FANI DOLABELA
Externo à Instituição - VALDICLEY VIEIRA VALE
Notícia cadastrada em: 25/08/2021 22:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2