Banca de DEFESA: PRISCILA GABRIELA DE SOUZA BRAGA

DATA: 26/02/2021
LOCAL: Google meet

IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇO DE RASTREAMENTO E ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE
GESTANTES ASSINTOMÁTICAS COM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES
CLÍNICAS EM BELÉM, PARÁ

Gestante; Saúde Perinatal; Infecção do Trato Urinário; Diagnóstico Clínico; Cuidado Farmacêutico.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Introdução: A ocorrência de Infecção do Trato Urinário na gravidez, pode acarretar sérias complicações, estando associada a morbimortalidade materna e perinatal significativas e, por esse motivo, deve sempre ser encarada como complicada, seja em casos de cistite e pielonefrite ou mesmo, quando acontece na forma de bacteriúria assintomática, tendo indicação absoluta de tratamento também nesse caso. Para a prevenção de complicações em decorrência de ITU nas gestantes é importante destacar o diagnóstico precoce, essencial para identificar o microrganismoenvolvido e seu perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos, conduzindo ao tratamento adequado. Objetivo: Implantar um serviço de rastreamento e acompanhamento farmacoterapêutico de gestantes assintomáticas com ITU, realizando notificação compulsória para médicos e/ou pacientes, proporcionando uma precosse e correta conduta farmacoterapêutica evitando o comprometimento da saúde materna e perinatal. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com objetivo exploratório, de procedimento pesquisa-ação, quantitativa e qualitativa a partir de amostra de conveniência, a ser realizado no período de 05/08/19 a 05/11/2019, em gestantes assintomáticas com idade acima de 18 anos e com diagnóstico sugestivo de Infecções do Trato Urinário, utentes do Laboratório Sabin em Belém, Unidade Castelo, Pará. Resultados: Quanto ao grau de escolaridade, 38% das mulheres avaliadas possuíam o nível fundamental, seguido pelo nível superior completo com 35%. Quantoa comodidades, 52% das pacientes não relataram qualquer patologia associada, todavia, 24% apresentavam diabetes e hipertensão. Destas, 14% informaram que não faziam acompanhamento pré-natal. Foi feito o acompanhado farmacoterapêutico das 37 pacientes, acompanhamento variou de 2 visitas em 78% dos casos, 3 ou mais visitas em 17% sendo que 5% necessitou de internação. Foi possivél observar que Escherichia coli foi a enterobactéria mais frequente na urina de gestantes com 89%. tendo em sua maioria como farmáco de primeira escolha para o tratamento a Cefalexina 500mg com 79%, seguido da Nitrofurantoina 100mg 5 em 13% e Cefuroxina 250mg 3 em 8%. Todas as gestantes do estudo, adiquiriram a medicação e iniciaram o tratamento de acordo com a prescrição médica, realaizando o acompanhamento do farmacêutico do inicio ao final do tratamento, chegando a cura da infecção. Conclusão: Infere-se que o reconhecimento da importancia da pratica de rastreamento e acompanhmento farmacoterapêutico em laboratório de analises clínicas, tende a auxiliar cada vez mais o inicio do tratamento precose em pacientes assintomaticas e consequentemente para redução de indices de morbimortalidade materna-infantil em gestnates com ITU, melhorando os desfechos clínicos destas pacientes, ampliando a qualidade de vida e os serviços multiprofissionais oferecidos as mulheres gravidas durante seu pré-natal.

Interno - 2504737 - CARLOS AUGUSTO ABREU ALBERIO
Externo à Instituição - JOCILEIDE DE SOUSA GOMES
Presidente - 3062829 - JOSE EDUARDO GOMES ARRUDA
Interno - 2153117 - ORENZIO SOLER