Banca de DEFESA: DILZIENY DOS SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: DILZIENY DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 29/01/2021
LOCAL: Google meet

“ESTUDO DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DE NEUROPATIAS DIABÉTICAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETOS”.

Descritores: Diabetes Mellitus, dor neuropática, manejo da dor, complicações da diabetes, sistema nervoso.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
SUBÁREA: Análise e Controle de Medicamentos

RESUMO

A Neuropatia Diabética é uma síndrome que afeta o sistema nervoso ocasionada pelo diabetes caso a doença não seja controlada. De acordo com o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, cerca de 50 a 70% dos pacientes que tem diabetes apresentam algum tipo de neuropatia. Uma de suas maiores complicações é a amputação em decorrência de ulcerações que evoluem para necrose e conseqüente perda do membro e a neuropatia diabética é responsável por cerca de 50 a 75% das amputações não traumáticas.  O objetivo é avaliar a efetividade e segurança dos medicamentos utilizados para o controle da dor e não evolução da doença. É uma pesquisa investigatória, com o objetivo descritivo, com uma abordagem quantitativa, com um estudo observacional do tipo transversal e um recorte temporal de janeiro de 2014 a junho de 2019, mediante avaliação dos prontuários dos pacientes internados, seguindo uma planilha de acompanhamento farmacoterapêutico semi-estruturado com questões em aberto iniciada após prévia autorização do Comitê de Ética em Pesquisa. Os sujeitos são pacientes de ambos os sexos, acima de 18 anos que foram internados no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) com diabetes mellitus com complicações neuropáticas. É necessária uma avaliação completa baseado em análises de no mínimo dois critérios, como a mensuração da qualidade da dor, testes de sensibilidade, avaliação do sistema nervoso, presença de sinais e sintomas clínicos como formigamentos, perda de sensibilidade, dor entre outros para fechar o diagnóstico de neuropatia diabética. Os dados mostram que o não acompanhamento destes pacientes, com o uso racional, seguro e efetivo dos medicamentos levou ao comprometimento da diabetes ocasionando as neuropatias diabéticas.

Presidente - 2354819 - ENEAS DE ANDRADE FONTES JUNIOR
Externo ao Programa - 513.807.902-63 - JOCILEIDE DE SOUSA GOMES - UFPA
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/01/2021 08:38