Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYMERSON FERREIRA ARAUJO

DISCENTE: DAYMERSON FERREIRA ARAUJO
DATA: 31/07/2020
LOCAL: PPGEAA- sala virtual

PERCEPÇÃO SOBRE A AMAZÔNIA ENTRE ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE DISCURSOS DISSEMINADOS EM ÂMBITO DA INTERNET

Amazônia. Discursos. Internet. Análise do Discurso e Análise de Conteúdo.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A Amazônia não é de agora o espaço para onde a atenção de governos, de organizações governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, e de diversas instituições está voltada. Dada sua complexa sociobiodiversidade, sobre essa região se fazem construir imagens e visões que, na maioria dos casos, servem para disseminar e consolidar discursos exógenos e que acabam por ser recebidos e assimilados por habitantes desse rincão, mormente por quem tem mais facilidade de acesso e uso da rede mundial de computadores, privilegiado ambiente de criação e circulação de ideias. Dessa maneira, surgem as seguintes indagações: de que modo estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino em Castanhal/PA compreendem a Amazônia a partir do contato com esses discursos e ideias disseminados na internet? Nesse sentido, traça-se como objetivo geral dessa pesquisa analisar, por meio de suas produções textuais, a maneira como estudantes do ensino médio de uma escola em Castanhal/PA percebem o tema Amazônia no contexto da internet. Especificamente, objetiva-se: a) Identificar e caracterizar o espaço amazônico nos âmbitos geográfico, social e ambiental, buscando compreender seu lugar no contexto econômico, tanto no passado, quanto no presente; b)  Analisar a emergência da rede mundial de computadores enquanto possível vetor de disseminação e consolidação de discursos na atualidade; e c) Entender e analisar de que maneira a Amazônia é percebida por estudantes do ensino médio, a partir da internet, utilizando-se a Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso de textos por eles produzidos. Justifica-se esse estudo pelo fato de a internet ser, hoje, o areópago onde os debates se dão de forma ágil e integrada e entender de que maneira esses estudantes retêm para si tais informações é importante para a tomada de decisões, especialmente, no tocante a intervenções mais específicas no âmbito da escola e da sociedade. Assim, faz-se uso da Análise de Conteúdo (AC) e da Análise de Discurso (AD), como métodos de análise. Esta pesquisa se enquadra em um cunho qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada. Como resultados preliminares, compreende-se que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma percepção da Amazônia como um ambiente externo ao seu convívio, como um cenário que se resume, única e exclusivamente, à floresta. Além do mais, em grande parte de seus discursos foi identificada uma postura de afastamento em relação à Amazônia.

Externo à Instituição - DANIEL DOS SANTOS FERNANDES
Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Interno - 2191145 - JOSE GUILHERME DOS SANTOS FERNANDES
Presidente - 3331368 - YOMARA PINHEIRO PIRES