Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLANDY LEAO DA SILVA

DISCENTE: GERLANDY LEAO DA SILVA
DATA: 29/03/2023
LOCAL: On line - G.Meet

A MATURIDADE EM INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL DO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

Sistemas de Bibliotecas; Bibliotecas dos Institutos Federais; Inteligência Organizacional; Maturidade em Inteligência Organizacional

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação

Este estudo aborda a questão da maturidade em inteligência organizacional em um sistema de bibliotecas. Considera que uma organização inteligente é capaz de identificar e adquirir informações relevantes de forma contínua para usá-las de forma efetiva na tomada de decisões estratégicas. O objetivo da pesquisa é avaliar a maturidade em inteligência organizacional no Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, tendo como referência um modelo previamente escolhido com base em levantamento bibliográfico. Para essa avaliação, será realizado um estudo de caso, onde o modelo de maturidade escolhido será convertido em instrumentos de coleta de dados como um roteiro de análise documental, um questionário com perguntas estruturadas para ser respondido pelos gestores das bibliotecas e um roteiro de entrevista a ser realizado com o Comitê gestor do Sistema. Com esta pesquisa pretende-se destacar as potencialidades do uso de informações valiosas para a melhoria dos processos de gestão em vista do aprimoramento dos serviços prestados pelos sistemas de biblioteca em Instituições de Educação profissional. Pretende-se também contribuir na ampliação dos estudos sobre Inteligência organizacional na Ciência da Informação brasileira. Nesta fase de relatório para qualificação o trabalho apresenta, além da introdução, os capítulos: 2, com um apanhado sobre as bibliotecas dos Institutos Federais; 3, com estudos sobre inteligência organizacional na Ciência da Informação com ênfase em em modelos baseados na gestão da informação, na gestão do conhecimento e na inteligência competitiva; 4, com a metodologia em seus aspectos teóricos e de procedimentos; 5, com um cronograma para orientar as correções e ações indicadas pela banca de qualificação. Apresenta as referências bibliográficas e instrumentos metodológicos em fase de aprimoramento.

Presidente - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Externo à Instituição - MARTA LÍGIA POMIM VALENTIM
Notícia cadastrada em: 18/03/2023 14:42