PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: VÂNIA GONÇALVES PARENTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VÂNIA GONÇALVES PARENTE
DATA: 04/11/2020
HORA: 16:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

SESSÕES TUTORIAIS APOIADAS NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) PARA O ENSINO DE ECOLOGIA: TRABALHANDO OS CONCEITOS ECOLÓGICOS NO CONTEXTO DA MINERAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem baseada em problemas; conceitos ecológicos; sessões tutoriais.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

É notória a relevância dos problemas ambientais causados pelas atividades humanas nos meios de comunicação, incluindo a mineração. Nesse contexto, é grande a preocupação de se formar alunos com conhecimentos acerca dos conceitos ecológicos, para exercer sua cidadania de forma crítica e reflexiva, visando a conservação dos recursos naturais e evitando problemas como esses. Para tanto, é necessário adotar formas de ensino e aprendizagem que favoreçam o protagonismo do aluno, levando o aluno a “aprender a aprender” – as metodologias ativas. Dentre elas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) se desenvolve por meio de problemas que são elaborados a partir da observação da prática vivenciada, tendo como objetivo de integrar conceitos, noções e princípios com o conteúdo em questão. O objetivo do presente trabalho foi conhecer as possibilidades de aplicação de Sessões Tutorias, utilizando-as na perspectiva da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), no ensino e aprendizagem do conteúdo de Ecologia para o Ensino Médio. O cenário são os problemas socioambientais decorrentes dos impactos causados pela atividade de mineração. Tal temática é de grande relevância atualmente, haja visto os recentes desastres ambientais provocados por empresas de mineração no Brasil. Buscou-se criar um cenário instigante, conduzindo o aluno a refletir e argumentar sobre as alterações ambientais do meio em que vive. Também foi desenvolvido um guia didático-pedagógico para aplicação das Sessões Tutoriais (ST), com enfoque na apropriação de conceitos ecológicos, para professores que tenham interesse em usar metodologias ativas em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Interno - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Presidente - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN
Externo ao Programa - 3333775 - SUED SILVA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 03/11/2020 18:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2