PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: SILVIO CÉSAR CARDOSO DE MORAES

DISCENTE: SILVIO CÉSAR CARDOSO DE MORAES
DATA: 08/10/2019
LOCAL: ICB

Guia Para Professores de Biologia: aproximações às Metodologias Ativas

Metodologias Ativas; Formação Continuada; Professores de Biologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O presente trabalho se pauta em um estudo de validação que objetiva evidenciar aspectos técnicos, teóricos e metodológicos de um GUIA PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA: Aproximações às Metodologias Ativas como um recurso auxiliar no processo formativo de Professores de Biologia em busca de conhecimentos iniciais sobre o referido tema. O contexto de produção pedagógica e estudos é a formação de Professores de Biologia e os participantes da pesquisa compõem um grupo de professores-pesquisadores da área de Ensino de Biologia, selecionados conforme os seguintes critérios: a) Experiência com formação inicial e continuada de Professores de Biologia, b) Participante de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências ou Ensino de Biologia; c) Graduação em Ciências Biológicas, d) Docente da UFPA atuando no campus universitário de Belém onde se desenvolve a pesquisa. A metodologia do trabalho foi planejada em quatro etapas: 1. Elaboração do Produto Educacional: etapa de estudos, definições e produção dos conteúdos do Guia para Professores de Biologia: aproximações às metodologias ativas; 2. Elaboração de Instrumento de Verificação e Validação do produto: etapa de definição dos aspectos de análise; 3. Coleta de dados: realizada por meio de formulário online, disponível em plataforma digital, acessada pelos participantes da pesquisa, num período pré-definido de tempo; 4. Organização dos dados: sob a forma de categorias ligadas aos eixos de verificação (técnicos) e validação (teóricos e metodológicos) para onde convergem diferentes pontos de vista dos participantes, os quais se estruturam em função de recorrências, comunalidades e divergências. A análise dos dados indica, em linhas gerais, que o Guia oferece uma aproximação teórica e metodológica que carece de apoio de outros recursos para aprofundamento do professor, no entanto, nesta fase de produção já apresenta qualidade para um recurso de formação continuada de professores de biologia.

Interno - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Interno - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Externo à Instituição - NILSON SANTOS TRINDADE
Presidente - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO