PRODUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO EM BIOLOGIA CELULAR COMO ESTRATÉGIA PARA UM ENSINO INCLUSIVO DO ALUNO COM SURDEZ NO ENSINO MÉDIO.
Produto educacional, surdos, sequência didática, biologia
O conteúdo de biologia celular ministrado no ensino médio acontece principalmente de forma teórica, com pouca contextualização e sem o uso de ferramentas didático-pedagógicas que possibilitem uma maior assimilação pelos alunos. Para o aluno surdo fica visível a dificuldade, pois requer apoio de ferramentas que auxiliem essa comunicação no processo ensino-aprendizado. Nessa perspectiva a introdução de novas metodologias para atender um cenário de diversidades é desafiador e motivador. Desse modo, o objetivo deste trabalho é utilizar um jogo de tabuleiro com conteúdo de biologia celular como ferramenta de aprendizagem e inclusiva para os alunos com e sem necessidades especiais. Como metodologia, o local de estudo será uma turma do primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes Vincquier, localizada no município de Ipixuna do Pará-PA, que possui aluno surdo. Haverá a elaboração de um jogo denominado “Jogo Libras-Célula”, composto por 1 tabuleiro em MDF com 58cm de diâmetro com a imagem de uma célula eucariota animal com respectivas organelas, quatro pinos, um dado, vinte fichas de pontuação e trinta e seis cartas com características das estruturas celulares escritas e em libras. Para o bom aproveitamento do produto será adotada uma sequência didática, aplicada da seguinte forma: A) Interação com conteúdo de biologia celular, em três etapas: 1- Visualização de um filme editado “Fábrica de Chocolate” e na sequência a realização de perguntas pertinentes ao filme e realizando analogia a célula eucariota. 2- Brainstorming: como funciona uma fábrica? serão realizadas rodadas de perguntas referentes ao filme visualizado na aula anterior. 3- Aula interativa, na linguagem tradicional e libras, professor-aluno sobre os componentes celulares, características e funções. Posteriormente, haverá apresentação de um vídeo sobre “Organelas Celulares” e perguntas referentes ao observado. B) Organização, montagem e aplicação do Produto Educacional “Jogo Libras-Célula”. C) Pesquisa de Validação através da aplicação de um questionário para avaliar o grau de satisfação. A partir dessa metodologia espera-se promover interrelação dos alunos surdos em sala de aula e melhorar o ensino-aprendizado no conteúdo de biologia celular.