PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: ANA CRISTINA DE OLIVEIRA ROSA

DISCENTE: ANA CRISTINA DE OLIVEIRA ROSA
DATA: 05/08/2022
LOCAL: Google meet

ENSINO DE ECOLOGIA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO

Alfabetização científica. Ciência da Natureza.Ensino investigativo

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A importância da Ecologia está na compreensão das complexas relações dos seres vivos com  a biosfera. Como podemos possibilitar que os estudantes visualizem fenômenos ecológicos, onde eles se processam? Como alternativa, apresentamos a utilização de espaços não formais para o ensino e a aprendizagem de Ecologia, de modo que estudantes entendam sua inserção nas relações ecológicas, como parte integrante da natureza. Desse modo, apresentamos uma Sequência Didática Investigativa (SDI) de Ecologia em Espaço Não Formal de Ensino desenvolvida no 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Castanhal no interior do Pará. A pesquisa teve abordagem prática e qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados: gravações audiovisuais, fotografias, anotações sobre as falas dos estudantes e observações em campo. Na aplicação das atividades, os(as) estudantes protagonizaram a exploração de um ambiente fora da sala de aula convencional e apresentaram mudanças sobre sua consciência ecológica, principalmente no que se refere às ações antrópicas e os seus impactos. Com a utilização de espaços não formais aliados a atividades de caráter investigativo, verificamos um aumento do interesse e da participação dos estudantes sobre problemas  ambientais  e  a reflexão sobre a necessidade e a possibilidade de intervir na realidade observada. Essa contribuição para a aprendizagem em Ecologia aparece como resultado de uma abordagem mais articulada do conhecimento e da integração do(a) estudante ao ambiente, resultando em um ensino contextualizado por meio da vivência dos conhecimentos ecológicos na prática. Como resultado dessa atividade foi elaborada uma SDI, um produto educacional produzido para professores da educação básica e avaliado por eles. Um dos destaques na avaliação da SDI é a de que os professores da educação básica a utilizariam em suas aulas pela praticidade, objetividade, contextualização do ensino de Ecologia, protagonismo dos(as) estudantes e interdisciplinaridade da proposta de ensino.

Presidente - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Interno - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN
Externo ao Programa - 1102478 - MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA