PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: ROGERIO SILVA E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROGERIO SILVA E SILVA
DATA: 12/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Supermercado como espaço não formal para o ensino de Botânica: sequência didática para aprendizagem ativa no ensino médio


PALAVRAS-CHAVES:

Espaços não formais de ensino; metodologias ativas; morfologia vegetal


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O ensino de botânica tornou-se um verdadeiro desafio para alunos e professores na educação básica. Os motivos são extremamente variados, acredita-se que metodologias tradicionais pautadas em aulas meramente descritivas, onde o aluno é apenas um agente passivo no processo de ensino e aprendizagem, tem se mostrado um dos obstáculos para o ensino de botânica. Conteúdos e metodologias no ensino médio são voltados, quase que exclusivamente, para a preparação do aluno para os exames vestibulares, em detrimento da formação para o exercício da cidadania e para a progressão no trabalho e em estudos posteriores. Esta pesquisa, objetiva investigar se uma sequência didática de botânica, que utilize um supermercado como espaço não formal de ensino, pode favorecer a aprendizagem ativa sobre organologia vegetal. Será aplicada uma sequência didática, distribuída em seis momentos, junto a uma turma de 2º ano do ensino médio, com o intuito de promover maior envolvimento dos alunos pela botânica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1779426 - ANA CRISTINA ANDRADE DE AGUIAR DIAS
Externo à Instituição - KÊNIO ERITHON CAVALCANTE
Interno - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Presidente - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN
Notícia cadastrada em: 02/08/2022 17:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2