Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARCIA GONZAGA ROCHA

DISCENTE: ANA MARCIA GONZAGA ROCHA
DATA: 06/04/2021
LOCAL: Via Conferência Google Meet

POLÍTICA EDUCACIONAL DE MUNICIPALIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMNETAL EM TOMÉ-AÇU/PA E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Política de municipalização. Movimentos sociais. Política de Educação do Campo.

ÁREA: Educação

A pesquisa buscou estudar a política de municipalização no município de Tomé-Açu/PA e como essa política reflete na educação do campo, cujo propósito é caracterizar as tendências municipalizadoras da educação brasileira que procuraram imprimir aos municípios o papel prioritário na oferta da educação infantil e do ensino fundamental no país. Contudo, nesse período fortaleceram as discursões dos movimentos sociais, organizações sindicais e estudiosos de diversas áreas do conhecimentos, entorno da luta pela educação básica do campo, diferenciando totalmente da Educação Rural. Os movimentos sociais do campo tomaram frente na busca por novas demandas para a Educação do Campo, a partir disto foi possível realizar duas Conferências Nacionais Por Uma Educação do Campo, nos anos de 1998 e 2004, sendo fundamentais para aos poucos se institualizar a educação do campo na legislação brasileira, bem como programas e projetos destinados para as escolas do campo. Os procedimentos metodológicos utilizados inicialmente foram: pesquisa bibliográficas e documental, entrevistas semiestruturadas, realizada com oitos sujeitos, subdivididos em: secretaria de educação, coordenação da educação do campo municipal, diretor e vice, coordenação escolar é professores, numa abordagem qualitativa e descritiva, e como método utilizado o materialismo histórico dialético. Espera-se como resultado desta pesquisa contribuir para melhor compreensão da política de municipalização e consequentemente clareza de seus reflexos na educação do campo municipal.

Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Externo à Instituição - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 05/04/2021 11:11