Notícias

Banca de DEFESA: FAHID DA COSTA KEMIL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FAHID DA COSTA KEMIL
DATA: 08/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Via Conferência Google Meet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO: A EFETIVIDADE DA POLITICA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MOJU/PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Médio. Pacto pela Educação. Processos Formativos.


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa tem como objeto de estudo a efetividade da Política do Pacto pela Educação para o processo formativo em uma escola de Ensino Médio no município de Moju/PA. Assim, busca responder ao problema: Como os elementos fundantes da política do Pacto pela Educação se efetivam na escola pública de Ensino Médio localizada no município de Moju/Pará? Tem como objetivo geral: Analisar a efetividade da política do Pacto pela Educação na oferta do Ensino Médio em uma escola pública localizada em Moju/PA. Os objetivos específicos visam: Identificar as orientações legais e os princípios teórico-metodológicos da política do Pacto pela Educação para o Ensino Médio; Analisar a efetividade do Pacto pela Educação no Projeto Político Pedagógico da escola e a materialidade dessa política nas vozes de sujeitos da escola (equipe gestora, professores/as e alunos/as). Com base na referência teórico-metodológica da dialética e da pesquisa qualitativa foi desenvolvida pesquisa bibliográfica sobre políticas públicas, a partir da base teórica de Hofling, Dourado, Arroyo, Lima e Muller. Para dar ênfase às referências das políticas públicas educacionais, focalizando o âmbito da Formação e Ensino Médio foi utilizado suporte teórico de autores como: Nascimento, Krawczyk, Frigotto, Carneiro e Antunes. Concomitante foi realizada pesquisa documental em instrumentos legais da Política do Pacto pela Educação no Pará, em referências legais da educação básica a nível federal e estadual: Lei Nº 9.394/1996 (LDB/1996), Lei Nº 13.005/2014 (PNE/2014), Lei Nº 8.186/2015 (PEE/2015), Lei Nº 844/2010 (PME Moju/PA) e de normatização da educação no espaço institucional: Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP/2010), complementada por entrevistas realizadas com a equipe gestora e professores/as; e grupo focal com alunos/as do terceiro ano do Ensino Médio. A análise se ancorou em elementos da análise de conteúdo, a partir de três categorias emanadas do objeto para a compreensão que se pretendeu estabelecer sobre a efetividade da Política do Pacto na etapa do Ensino Médio: continuidade dos estudos, atuação cidadã, e possibilidade para ocupação de postos de trabalho, que emergiram a partir da apreensão acerca da política do Pacto e da referência legal constituindo-se na matriz de referência das análises empreendidas neste estudo. A pesquisa evidencia que os princípios da política do Pacto se voltam para aspectos mercadológicos e não tem como foco a formação em perspectiva cidadã, pois sua ideia central é formar, por meio do EM, mão de obra de baixo custo salarial para atender as necessidades do mercado, assim como não foram identificados vestígios de cunho teórico-metodológico que perspectivem a efetividade da política do Pacto na proposta pedagógica da escola investigada. Dessa forma, a política do Pacto reveste-se de um viés contraditório em sua materialização, uma vez que não logra êxito, não assegura investimentos, insumos, ações ou projetos na escola em direção da consolidação do que é seu elemento central – o atendimento do mercado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo ao Programa - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 31/03/2021 09:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1