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Banca de DEFESA: JOSIANE DO CARMO SANTOS DA SILVA DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE DO CARMO SANTOS DA SILVA DIAS
DATA: 26/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo Conferência - meet.google.com/yzw-nwai-zpf
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO PNAIC: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CONCEPÇÕES, SABERES E IDENTIDADE PROFISSIONAL EM ABAETETUBA



PALAVRAS-CHAVES:

PNAIC. Formação Continuada. Saber docente.



PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi lançado no ano de 2012 através de um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, a fim de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças do ciclo de alfabetização até os oito anos de idade. As ações do Pacto estiveram centradas em quatro eixos de atuação, sendo a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores o eixo principal e de maior abrangência. Neste contexto, o objetivo desta dissertação é analisar a contribuição da Formação Continuada do PNAIC na Formação dos Professores Alfabetizadores, visando obter uma compreensão mais crítica acerca das estruturas de formação que as esferas governamentais têm assegurado aos profissionais docentes da rede municipal de ensino de Abaetetuba. Para tanto, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, as quais estão ancoradas teoricamente em: Apple (2005), Shiroma (2011), Vieira (2003), Oliveira (2009), Gatti (2019; 2009), Dubar (1997), Tardif (2014), Lüdke (1986), Chizzotti (2001) e outros. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, o método encontra-se pautado na concepção dialética e o quadro teórico de referência no materialismo histórico. O instrumento de coleta de dados da pesquisa de campo foi à entrevista semiestruturada com seis professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Maria Zaíde Cardoso, a coordenadora municipal do programa e uma professora formadora. O objeto de estudo se assenta nas concepções das alfabetizadoras acerca das formações do PNAIC. Como resultado da pesquisa, conclui-se que no Programa a formação continuada está pautada em políticas formativas de caráter técnico instrumental guiado por uma visão compensatória de formação, a qual visa apenas amenizar lacunas deixadas no percurso formativo dos profissionais das séries iniciais de ensino. Dessa forma, ao assumir um modelo de racionalidade técnica, esboça uma concepção de ensino mediada por princípios de produtividade, ou seja, o ensino e o currículo são vistos como atividades planejadas para alcançar resultados e produtos determinados, reduzindo a prática profissional a soluções instrumentais de problemas. A pesquisa demonstrou que as formações por estarem desconexas com a realidade específica dos professores alfabetizadores causaram um choque entre o saber da formação e o saber da profissão, fomentando uma cultura de dependência que condiciona as ações dos professores, levando-os a realizarem o seu fazer pedagógico através de instrumentos pré-definidos por outros, reduzindo sua autonomia a um conjunto de habilidades e regras que devem ser seguidas. Nesta Perspectiva, por meio da pesquisa deduz-se que mais que a criação de Programas de Formação de Professores, é necessário considerar a territorialidade docente, haja vista que, são profissionais detentores de saberes e identidades construídas socialmente com íntima interligação com as situações várias de seu ambiente de trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Interno - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo à Instituição - ELIANE DAYSE PONTES FURTADO
Notícia cadastrada em: 19/08/2020 10:15
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