Banca de DEFESA: MARCIO VALÉRIO DE OLIVEIRA FAVACHO

DISCENTE: MARCIO VALÉRIO DE OLIVEIRA FAVACHO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Sala de Reuniões do Prédio da Pós-Graduação - PPGCITI

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ERA DA EDUCAÇÃO 4.0: SABERES, IDENTIDADE DOCENTE E AS PRÁTICAS PEDAGOGICAS

Formação. Identidade docente. Magistério. TIC’s. Tecnologia.

ÁREA: Educação

O interesse pelo tema da pesquisa “Formação Continuada de Professores na era da Educação 4.0: Saberes, Identidade Docente e as práticas pedagógicas” sobreveio com base em indagações e reflexões pessoais sobre a formação continuada de professores no século XXI, onde há uma diversidade de tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC, e quanto ao uso pedagógico dentro do ambiente educacional. Assim, a presente pesquisa possui o objetivo de investigar em quais perspectivas a formação continuada de professores que fazem uso das Tecnologias da Informação e Comunicação influenciou nas práticas pedagógicas destes professores no ensino remoto durante o cenário pandêmico. O lócus da pesquisa foi uma abordagem Top Down de forma genérica dando ênfase ao município de Abaetetuba-PA, onde foi aplicado um questionário via google forms com perguntas diretas e outras de caráter subjetivo, no entanto obtivemos apenas 30 professores da educação básica distribuídos entre escolas Públicas e Privadas da zona urbana do munícipio. A pesquisa também abordou a visão da coordenação pedagógica de 04 profissionais de escola pública e 03 de escola privada para o fechamento do tema abordado. Além disso, foi realizado um levantamento bibliográfico onde os principais autores foram NÓVOA (1992), TARDIF (2002), MORIN (2000), FORMOSINHO (2002), THURLER (2002), GARRIDO; PIMENTA; MOURA (2000); KENSKI (2012), SCHWAB (2016); FUHR (2019); GAUER (2021); como resultados alcançados através da pesquisa constatou-se que tanto na visão dos professores quanto na visão gestacional a importância fundamental da formação continuada de professores no que diz respeito ao uso e melhor utilização das tecnologias da informação e comunicação – TICs no período pandêmico, principalmente no ensino remoto, desta forma concluiu-se que a pouca oferta de capacitação dos professores para o uso das TICs, e as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação a distância/localização de sua moradia ou equipamentos tecnológicos e principalmente as dificuldades financeiras para aquisição de dados móveis, desta forma podemos ressaltar a necessidade de avançarmos no propriamento da inserção dessas tecnologias através da formação continuada possibilitando com que a escola seja um local privilegiado para a formação de professores e desenvolvimento profissional.

Interno - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo à Instituição - DISELMA MARINHO BRITO
Presidente - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 10:30