Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA DE NAZARE SILVA DE SOUSA

DATA: 01/08/2022

HOMOSSEXUALIDADES EM TRAJETÓRIAS DA DOCENCIA: NARRATIVAS DE
DOCENTES INTERCRUZANDO GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

Identidades; Escola; Homossexualidades; Docência.

ÁREA: Educação

Este projeto de pesquisa de dissertação está sendo desenvolvido no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI-UFPA), Linha de Pesquisa Identidades: Linguagens, Práticas e Representações. A produção de conhecimento em gênero e sexualidade no campo da educação tem se multiplicado e aprofundado nos últimos anos, apesar dos ataques sofridos por pesquisadores/as da área. Para problematizarmos a construção das identidades de docentes homossexuais, faz-se necessário enveredar pelos estudos de gênero e sexualidade, pois eles nos possibilitam entender não só sobre a constituição da identidade homossexual, mas sobre as identidades de forma geral. Os questionamentos que mobilizaram a pesquisa foram: Que efeitos a heteronormatividade produziu na vida de docentes homossexuais? Como os docentes narram suas experiências docentes território escolar? Como se constituem as formas de resistências de docentes homossexuais na escola? Como objetivos destacamos: Analisar alguns efeitos da heteronormatividade produziu na vida de docentes homossexuais; Problematizar as narrativas de docentes sobre suas experiências docentes território escolar? Analisar a constituição das formas de resistências de docentes homossexuais na escola? Quando trazemos à tona o debate sobre docência e homossexualidades precisamos considerar os grandes desafios enfrentados pelos/as indivíduos/as que assumem uma identidade que se diferencia e se distancia daquela que é considerada padrão, correta e socialmente aceita, o faz vivenciar diariamente situações cruéis e desagradáveis de homofobia. Por isso, diante do contexto de lutas, exclusão e preconceitos vivenciado por docentes homossexuais, pretende-se investigar a partir das suas narrativas, as formas de resistências construídas para se manter existindo e resistindo. O aporte teórico para realização dessa pesquisa foi construído a partir de autores/as como: Hall (2001), Butler (2003, 2019), Foucault (2004, 2019), Louro (1997, 1999), Ferrari (2005), Castro (2014), Moot (2003), Scott (1995) entre outros/as. A metodologia desse trabalho se constitui a partir de uma pesquisa narrativa, onde de forma pontual, essa pesquisa produziu e debruçou-se sobre um tipo particular de texto, aquele que por meio de uma entrevista narrativa conta as histórias de vida vivenciadas dentro da escola por docentes homossexuais. É válido frisar a importância da escola em ressignificar as homossexualidades e identidades de professores que resistem dentro do ambiente escolar.

Externo à Instituição - ANDERSON FERRARI
Interno - 2558010 - ROSANGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA
Presidente - 2478712 - VILMA NONATO DE BRICIO
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 08:12