Notícias

Banca de DEFESA: SAMARA DE SOUZA MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA DE SOUZA MACHADO
DATA: 15/07/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DOS QUINTAIS AGROFLORESTAIS NA AMAZÔNIA ORIENTAL: FITOTERAPIA E SEGURANÇA ALIMENTAR OBSERVADAS NA COMUNIDADE GUAJARAZINHO, ILHAS DE ABAETETUBA-PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Quintais agroflorestais; Amazônia; transformações territoriais; conhecimento empírico.


PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os quintais agroflorestais na Amazônia constituem-se como meio de subsistência, preservação de traços do passado e geração de renda as populações. Sistemas agroflorestais são representados pelo múltiplo uso da terra, podendo incorporar espécies florestais, cultivos agrícolas e espécies animais. Assim, a preservação desses territórios, tem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico local, sobretudo, na geração de renda e na fixação do homem ao campo. Neste contexto, o presente estudo, objetiva analisar as transformações ocorridas nos quintais agroflorestais e como isso vem refletindo na fitoterapia local e na segurança alimentar dos sujeitos da comunidade Guajarazinho, ilhas do município de Abaetetuba. Sendo esta, uma das 72 ilhas existentes nesse município. Foram utilizados como métodos de pesquisas a abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados de campo, foram: entrevistas, observação, questionários, diários de campo etc. A amostragem dos dados foi constituída por 20 entrevistados donos de quintais agroflorestais, aos quais foram submetidos ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que informa a que se refere a pesquisa e autoriza a divulgação dos resultados, completando a coleta de dados, ainda foram utilizados mapas cognitivos. Os resultados mostram que na comunidade, a diversidade de quintais agroflorestais sempre foi bastante observada pelos moradores, os quais consideram as culturas locais importantes para a saúde da população e a complementação alimentar, com isso, constatou-se que ocorreram diversas mudanças nesses quintais nas últimas décadas, sendo elas negativas e positivas. A pesquisa ainda apontou que os moradores da comunidade possuem um vasto conhecimento tradicional e empírico sobre as plantas medicinais, e esses saberes milenares são transmitidos entre gerações. Esses quintais, ainda apresentam uma variedade de produção que proporcionam aos ribeirinhos uma melhoria nos âmbitos alimentares. Diante disso, destaca-se que estudos como esse se faz necessário como forma de valorização dos quintais agroflorestais e de preservação dos conhecimentos dos moradores da comunidade Guajarazinho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Externo à Instituição - MANOEL TAVARES DE PAULA
Presidente - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 08:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1