Banca de DEFESA: SEBASTIAO RIBEIRO XAVIER JUNIOR

DISCENTE: SEBASTIAO RIBEIRO XAVIER JUNIOR
DATA: 29/05/2020
LOCAL: Instituto de Geociências

HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO PARA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E ÁREAS AFINS

Biodiversidade Vegetal. Material didático. Plantas medicinais. Amazônia

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

Os homens buscam na natureza recursos para melhorar suas próprias condições de vida, nos tornando completamente dependentes de plantas, que por sua vez estão presentes na vida humana das mais variadas formas. No entanto, o acelerado desmatamento na região, onde há ocorrência natural de várias espécies medicinais, exige uma rápida ação para resgatar, conservar e estudar esses vegetais. Neste caminho, a instalação de hortos de plantas associado ao uso de uma cartilha, pode contribuir de forma significativa para estudos em diversas áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo a criação de um horto composto por plantas medicinais e uma cartilha sobre as mesmas no curso de farmácia da UFPA, com o intuito de subsidiar pesquisas, ensino e extensão para este e outros cursos de graduação. Foram selecionadas 42 espécies de plantas consideradas medicinais para a criação do horto. As plantas foram coletadas e levadas para identificação no herbário IAN (Embrapa Amazônia Oriental), todos os materiais foram fotografados e inseridos no horto. Os dados gerados foram utilizados para a produção da cartilha de plantas medicinais. Para a validação do horto, foi organizado um curso de plantas medicinais com alunos de graduação e nível técnico, neste foi aplicado dois questionários (I e II) que tinha por finalidade fornecer informações sobre os conhecimentos referente a temática antes e após o curso. Para a validação da cartilha, o produto foi enviado para pesquisadores e professores para avaliação e sugestões. Assim, o horto de plantas medicinais foi criado com um total de 42 espécies, na UFPA, em uma área de 40m x 20m.  Para a validação desta ferramenta, foram entrevistados 46 alunos que participaram do curso com a presença de seis instituições: UFPA, UFRA, IFPA, UNAMA, COSMOPOLITA e ESAMAZ. Os cursos representados foram: Farmácia (38 alunos), Engenharia Florestal (3), Enfermagem (3) e o curso Técnico em Meio Ambiente (2), a pesquisa confirmou o interesse dos alunos por um espaço como o horto, demonstrando algum conhecimento sobre as plantas medicinais e enfatizando a importância de um espaço para sua formação profissional. Em relação a cartilha, 22 profissionais (professores e pesquisadores) da área,  analisaram o material e confirmaram que poderiam utilizar este material didático (100%) como recurso em conjunto com o horto em suas aulas, enfatizando a importância de se utilizar materiais que fujam do convencional e converse com a realidade dos estudantes. De forma geral, todos os pesquisados entendem a importância de produtos como estes (horto e cartilha) para a valorização e incremento do ensino de botânica, destacando a importância de um espaço para desenvolvimento do tema plantas medicinais  e sua utilização atrelada ao material didático.

Presidente - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Externo ao Programa - 2251542 - JANAINA GELL DE PONTES VIEIRA
Interno - 326495 - MARIA LUDETANA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 22/05/2020 10:44