Notícias

Banca de DEFESA: ALDO LUIZ VIANA GATINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDO LUIZ VIANA GATINHO
DATA: 14/12/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Instituto de Geociências
TÍTULO:

A Utilização da Autopoiese para Identificação e Resolução dos Principais Problemas Ambientais na Comunidade Quilombola do Itacoã Mirim no Baixo Acará: entre as ciências ambientais, decolonidades, territorialidades e temporalidades.


PALAVRAS-CHAVES:

Autopoiese, Decolonidade, Açaí, Quilombolas, Saber Tradicional.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Nas últimas décadas, as comunidades tradicionais amazônicas, pelo avanço capital de forma mais intensa, vêm sofrendo mudanças em sua forma de organização e relação com a natureza, nos saberes e fazeres e sua própria territorialidade. Esses avanços determinam a entrada dessas comunidades a outras escalas de mercado e por consequência provocam impactos socioambientais e muitas vezes têm como base as relações que atravessaram o passado colonial. Nos últimos anos, a comunidade de Itacoã Mirim, vem sofrendo vários processos de transformações socioambientais e de mudanças em sua territorialidade, temporalidade e na sua paisagem ambiental relacionados ao crescimento do mercado e consequentemente da demanda pelo fruto do açaí. A construção de novas epistemes, novos métodos e novas práticas configura-se como uma questão de extrema urgência e certamente revela e eleva a importância das ciências ambientais. Neste sentido, construímos uma metodologia para detecção, analise e resolução de impactos ambientais através da convergência de várias teorias, onde a Autopoiese é utilizada para identificação de como os saberes tradicionais são produzidos; a Decolonidade sob suas várias formas é utilizada para o entendimento de como a natureza e o ser são subjugados e o saberes tradicionais são invizibilizados; as análises das temporalidades nas comunidades tradicionais e seus efeitos sobre a territorialidade também fazem parte da metodologia e o método Paulo freiriano é utilizado para identificação dos impactos ambientais e o saber tradicional capaz de resolvê-los.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Interno - 935.866.472-04 - THALES MAXIMILIANO RAVENA CANETE - UNAMA
Presidente - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 16:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1