Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO AYRON GOMES SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO AYRON GOMES SOARES
DATA: 30/03/2023
HORA: 18:00
LOCAL: Sala Virtual Google Meet - https://meet.google.com/vam-vmup-xcf
TÍTULO:

GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA DE PREVENÇÃO DE RISCO: MAPEAMENTO DE ÁREAS VULNERÁVEIS À INUNDAÇÃO EM MUNICÍPIOS PARAENSES.


PALAVRAS-CHAVES:

Geoprocessamento, Mapeamento, Inundação


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A inundação é um desastre pertencente à classe hidrológica, que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo do ano. Ao tratar da situação dos municípios paraenses frente às inundações, é possível identificar que é uma problemática que afeta diversos municípios, existem 3.021 trechos inundáveis no Pará. Tal cenário enfatiza a importância da gestão de riscos e a necessidade de investimentos em medidas de prevenção em  relação às inundações. Diante de uma situação de inundação existem duas ações possíveis para prevenir danos, que são as medidas estruturais e não estruturais. O presente trabalho terá como foco as medidas não estruturais. O mapeamento de áreas vulneráveis à inundação é uma medida não estrutural excelente para identificar áreas de risco. Comumente os mapeamentos são realizados com auxílio de técnicas de geoprocessamento juntamente com os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) que possibilitam obter informações em relação às diferentes problemáticas em determinada área geográfica, facilitando a gestão de risco. A metodologia  que será utilizada no mapeamento é o Height Above Nearest Drainage (HAND), o modelo é aplicado através do software “HAND Model”. Como área de estudo foram escolhidos dois municípios paraenses. O primeiro município foi Porto de Moz que já possui um mapa de setorização de risco. O segundo município é Anajás que ainda possui um mapa de setorização de risco à inundação. Os resultados esperados da pesquisa é a obtenção de mapas das áreas vulneráveis à inundação dos municípios  escolhidos utilizando o método de HAND.    


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 758.827.602-91 - MILENA MARILIA NOGUEIRA DE ANDRADE - UFRA
Externo à Instituição - MARCO VALERIO DE ALBUQUERQUE VINAGRE
Notícia cadastrada em: 30/03/2023 08:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2