Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA SILVA DA COSTA

DISCENTE: DÉBORA SILVA DA COSTA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/dgy-zgys-fpk

ESTUDO DA RESILIÊNCIA DAS COMUNIDADES ATINGIDAS PELAS INUNDAÇÕES EM TUCURUÍ-PARÁ

Inundação. Educação socioambiental. Comunidades Resilientes.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o grau de resiliência apresentado nas comunidades da Matinha, Beira Rio, Mangal, localizadas em áreas de risco por inundação no município de Tucuruí no Estado do Pará. Apresenta uma abordagem teórico-conceitual com foco nos significados epistemológicos no qual busca-se conceituar os desastres naturais, identificar que desastres naturais que podem ocorrer naquela localidade, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres-Cobrade. Não obstante, a pesquisa tem caráter qualitativo por possibilitar a análise relacionada à percepção de resiliência tanto da ampla comunidade e da comunidade escolar, as experiências, conhecimentos e contextos diversos vivenciados no período de inundação do Rio Tocantins na cidade de Tucuruí, como também, a análise de dados extraídos do site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico-ANA, Instituto Nacional de Meteorologia-INMET, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden e Sistema Integrado de Informações sobre Desastre- S2ID. O projeto propõe a elaboração de um Programa de Ações Socioambientais Articuladas de Gestão de risco de inundação, contribuindo para mitigação dos impactos causados pelos desastres naturais de inundação e para a construção de comunidades resilientes no município de Tucuruí-PA.

Externo à Instituição - FRANCISCO HERMES SANTOS DA SILVA
Interno - 2190726 - JOAO DE ATHAYDES SILVA JUNIOR
Presidente - 6328126 - MARIA DE FATIMA VILHENA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 10:02