Notícias

Banca de DEFESA: MAX ROBERTO LIMA DE MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAX ROBERTO LIMA DE MORAES
DATA: 10/10/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Defesa não presencial ocorrida por teleconferência
TÍTULO:

PROPOSTA DE INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE ALERTA EM ZONA DE SEGURANÇA SECUNDÁRIA (ZSS): UM ESTUDO DE CASO DA BARRAGEM DE MINERAÇÃO DO GELADO – PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema de Alerta de Emergência, Barragem de mineração; Zona Secundária (ZSS).


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

As barragens de rejeito, na maioria das vezes apresentam alto risco associado, haja vista as características inerentes aos próprios materiais que as constituem, e aos processos de alteamentos existentes para o aumento de sua capacidade de armazenamento. Desta forma, estudos relacionados à sistemas de alerta de segurança são importantes de forma a garantir procedimentos de alerta à população que se encontra em situações de risco. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de instalação de sistema de alerta de emergência na zona de segurança secundária (ZSS) da barragem do Gelado, tendo em vista a existência de população afetada pela mancha hipotética de inundação, apresentando o orçamento do sistema com base em um projeto real. Buscou-se ainda verificar a possibilidade de custeio do sistema de alerta por parte do ente municipal, haja vista que o mesmo arrecada anualmente recursos financeiros provenientes da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais). A metodologia da pesquisa foi desenvolvida com base em três etapas, sendo a primeira 1 – caracterização das ZAS e ZSS; a etapa 2 – definição da locação da instalação do sistema de alerta de emergência para a ZSS da barragem do gelado e; a etapa 3 – determinação do orçamento estimado do sistema de alerta na ZSS. O valor estimado para a implementação de todo o sistema de alerta, incluindo as manutenções preventivas e corretivas foi de R$1.678.224,25, sendo o sistema composto por cinco torres de alerta cujo raio de proteção sonora de cada torre é de 2 km, definido por um volume sonoro mínimo de 70 decibéis, sendo suficiente para alertar uma população estimada em 4.075 habitantes. Concluiu-se ainda que, município de Parauapebas poderia custear a instalação do sistema proposto, uma vez que este é beneficiado, anualmente, com expressivos recursos financeiros da CFEM tendo recebido, em média, nos últimos onze anos, R$457.813.870,35 (recurso que representaria um percentual de 0,37% dos custos de implantação). A instalação do sistema na ZSS da barragem do Gelado possibilitaria, em caso de colapso, a agilidade quando à comunicação do acidente na ZSS, implicando em menor número de vítimas, haja vista que apenas a ZAS apresenta sistema de alerta de emergência instalado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE MEDEIROS
Presidente - 1700087 - FERNANDA PEREIRA GOUVEIA
Interno - 1546620 - RAFAEL SUZUKI BAYMA
Notícia cadastrada em: 29/08/2020 16:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2