Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGÉRIO EDUARDO SOUZA DE ALMEIDA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROGÉRIO EDUARDO SOUZA DE ALMEIDA DIAS
DATA: 18/04/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório DO CAMTUC
TÍTULO:

MODELAGEM E TESTE DE EFICÁCIA DA PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIA DE POPULAÇÃO EXPOSTA A ONDA DE INUNDAÇÃO INDUZIDA POR ROMPIMENTO DE BARRAGEM DE REJEITO DE MINERAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Barragem de rejeito. Segurança de barragem. Simulado de emergência. Emergência de barragem.


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

Barragens de mineração são elementos fundamentais para o processo de beneficiamento de minerais em função da necessidade de se concentrar ou separar os componentes minerais de interesse econômico dos componentes não aproveitáveis economicamente, também conhecidos como rejeitos de mineração. Em geral, o processo de beneficiamento de minério utiliza água e em alguns casos outros componentes químicos que após cumprir sua função são enviados para depósitos de rejeitos. Para depositar e armazenar os rejeitos, comumente são utilizados os reservatórios de barragens construídas nos empreendimentos minerários para este fim. Com o passar do tempo, as barragens acumulam grandes volumes de rejeito e água, e se tornam passíveis de falha. Contudo, assim como todas obras de engenharia, as barragens são seguras desde que aplicadas corretamente as melhores tecnologias construtivas, de monitoramento e manutenção, tudo em consonância com o cumprimento das Normas e Leis específicas. Apesar de todo o conhecimento global sobre o tema, apresenta-se dados históricos que demonstram a ocorrência de falhas que levaram a ruptura de barragens de mineração em diversos países que causaram inúmeras vítimas fatais. As consequências desastrosas demonstraram a deficiência na preparação das populações a jusante das barragens para responder adequadamente a um evento catastrófico como a ruptura de uma barragem. Neste contexto, este estudo buscou avaliar a resposta da população hipoteticamente afetada pela ruptura de uma barragem de mineração. Foram elaborados modelos para a preparação dos atores envolvidos na resposta a emergência e também para preparação da população exposta para que conhecesse os procedimentos de evacuação da área afetada. A metodologia de verificação de eficácia da preparação utilizou conceitos internacionais de simulação de emergências de forma gradativa, iniciando com o exercício Simulado de Mesa (Table Top Exercise) e posteriormente realizando o exercício Simulado de evacuação em escala completa (Full Scale Exercise). Foram desenvolvidos e aplicados modelos de execução dos simulados e de verificação de eficácia através da aderência das respostas ao que estava previsto no PAEBM.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152689 - ANDRE LUIZ AMARANTE MESQUITA
Presidente - 1700087 - FERNANDA PEREIRA GOUVEIA
Interno - 2896151 - JUNIOR HIROYUKI ISHIHARA
Notícia cadastrada em: 18/04/2017 12:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2