Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DENI OTÁVIO OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENI OTÁVIO OLIVEIRA DE SOUZA
DATA: 18/04/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório DO CAMTUC
TÍTULO:

Avaliação da Segurança e Aplicação de Metodologia para Elaboração de uma Carta de Risco em uma Barragem de Terra para Rejeito.


PALAVRAS-CHAVES:

Barragem. Ruptura. Estabilidade. Instrumentação.


PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

A ruptura de uma barragem pode gerar consequências catastróficas ao meio ambiente e sociedade. Como ferramenta de avaliação e atendimento as normas de segurança brasileiras na elaboração e apresentação de projeto de Barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água, têm-se a NBR 13.028 (2006), que tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos para atendimento as condições de segurança e operacionalidade. Desta forma, é notória a importância do monitoramento e análise de segurança das barragens na redução do risco imposto por estas estruturas. Diante dessa realidade, o presente trabalho teve o objetivo de se fazer a avaliação do fator de segurança atual de uma barragem de terra localizada no sul do Pará, quanto aos parâmetros de estabilidade e percolação da estrutura, utilizando-se modelos numéricos atuais, para verificar se o fator de segurança encontrado atende ao preconizado pela norma atual, avaliando as condições de risco da estrutura através de métodos probabilísticos e apresentando-se critérios para aplicação de uma metodologia para elaboração de uma carta de risco para os instrumentos que compõe a seção crítica da barragem, para que sirvam de ferramenta auxiliar para análise inicial dos dados de monitoramento. Para aplicação das análises de estabilidade foi utilizado o software Slide 6.0 utilizando – se o método de Bishop Simplified, para análises de percolação o método Steady State FEA, conhecido como Método dos Elementos Finitos, e para análise probabilística os métodos de FOSM e Monte Carlo. Através dos resultados favoráveis com relação ao fator de segurança encontrado para a estrutura, FS=1,60 e probabilidade entre E-04 e E-06, foi aplicada uma metodologia para definição dos níveis de atenção, alerta e emergência para os instrumentos que compõe a seção crítica da barragem, com o intuito de auxiliar uma análise prévia dos dados de monitoramento da estrutura e identificar possíveis desvios no padrão de leitura dos instrumentos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432456 - AARAO FERREIRA LIMA NETO
Interno - 2896151 - JUNIOR HIROYUKI ISHIHARA
Interno - 1809113 - KARYME DO SOCORRO DE SOUZA VILHENA
Notícia cadastrada em: 18/04/2017 09:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2