Notícias

Banca de DEFESA: TATIANE LIMA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE LIMA SANTOS
DATA: 24/03/2021
HORA: 15:00
LOCAL: web conferência
TÍTULO:

ANÁLISE DAS BASES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS DO DISCURSO LEGITIMADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AMBIENTAIS DO GOVERNO MUNICIPAL DE BELÉM (1993 A 1996).


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Públicas. Educação. Meio Ambiente. Ideologia.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

A presente dissertação analisa o aspecto ideológico do discurso legitimador das políticas públicas educacionais ambientais da gestão municipal de Belém em meados dos anos de 1990. A pesquisa teve por objetivo geral: analisar o discurso de agentes governamentais da gestão educacional pública do município de Belém no período concernente de 1993 a 1996. Para a consecução dos objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa documental implementada na Câmara Municipal de Belém, Escola Bosque e em arquivos pessoais de sujeitos educacionais envolvidos com o fazer educacional do período em foco. Os dados documentais recolhidos foram submetidos à técnica da Análise de Discurso na perspectiva de Eni Puccinelli Orlandi. Aponta-se que o discurso do governo sobre a Educação e meio ambiente, tido como eixo articulador dos projetos de ensino desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, apresentou um viés ora conservacionista, por pregar apenas o cuidado com a natureza e sua biota, ora pragmático, por se encontrar dentro das correntes da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas que pregava, dentre outras coisas, consumo consciente, a reciclagem e reuso dos resíduos sólidos e tantas outras estratégias ambientalistas sem a devida crítica ao modo de produção e consumo de uma sociedade historicamente dada, que é a formação social capitalista, assim como, a falta da representatividade dos movimentos sociais, das discussões com esses segmentos que fomentariam os discursos, as lutas em torno de dispositivos identitários dos sujeitos na sociedade belenense.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Presidente - 2190538 - JOSE BITTENCOURT DA SILVA
Externo à Instituição - Marília Andrade Tolares Campos
Notícia cadastrada em: 01/03/2021 15:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1