Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THYAGO GONÇALVES MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THYAGO GONÇALVES MIRANDA
DATA: 30/04/2021
HORA: 16:00
LOCAL: webconferencia
TÍTULO:

ATIVIDADE BIOLÓGICA DE BRIÓFITA COM AÇÃO ANTIFÚNGICA SOBRE Puccinia xanthii Schwein. EM CULTURA DE JAMBU (Acmella oleracea (L.) R. K. Jansen)


PALAVRAS-CHAVES:

Controle biológico; Cientometria; Compostos voláteis


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A flora briofítica é a segunda mais rica no mundo, estando bem distribuída em quase todos os ecossistemas terrestres. Nos estudos com briófitas o conhecimento de sua composição química encontra-se pulverizada em periódicos, idiomas e abordagens diversas, que indicam uma variedade de possibilidades biotecnológicas a ser explorada. Portanto, a presente tese realizou um levantamento cienciométrico sobre propriedades antifúngicas envolvendo espécies de briófitas, bem como estudos químicos e experimentais com Neckeropsis undulata (Hedwig) Reichardt para verificação do seu potencial no controle de doenças provocadas por fitopatógenos em uma cultura alimentar de interesse econômico na Amazônia. O estudo cientométrico considerando publicações sobre as atividades antifúngicas de briófitas pelo mundo entre os anos de 2000 e 2019 foi realizado para assim, gerar um panorama referente ao nível e distribuição desse conhecimento. Para isso, buscas, seguindo critérios preconizados para este tipo de estudo, foram realizados nas principais bases de publicações cientificas. Para obtenção dos concentrados voláteis, as amostras de N. undulata foram destilados pelo método SDE (destilação e extração simultânea), usando-se um extrator tipo Likens e Nickerson e pentano como solvente. A composição química dos concentrados voláteis foi analisada por Cromatografia de fase gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (CG-EM). Os espectros de massas foram obtidos por impacto eletrônico e a identificação dos componentes foi baseada no tempo e índice de retenção linear, na interpretação e comparação dos espectros de massas obtidos com as bibliotecas usuais. Estão sendo realizados testes de inoculação em jambu (A. oleracea (L.) R.K. Jansen) com Puccinia xanthii Schwein (ferrugem), através da técnica dos germinatélios, onde analisou-se a severidade e a expansão das pústulas. No estudo cientométrico, percebeu-se que existe uma lacuna de publicações sobre a química e a bioatividade de briófitas no Brasil, ressaltando a importância desse trabalho para a contribuição do conhecimento desse grupo vegetal. No que tange a composição química dos voláteis presentes na N. undulata, encontrou-se, no total, 10 constituintes químicos, que corresponde a 91,42% do total de constituintes do extrato pentânico. Os componentes primários foram 1-Octen-3-ol (35, 66%), α-Muurolol (21, 36%), naftaleno (11, 27%) e hexanal (9, 98%). As amostras inoculadas, apresentaram os sintomas a partir de 14 dias de observação, o crescimento médio da pústula foi de 0,15 mm/dia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1682360 - ELOISA HELENA DE AGUIAR ANDRADE
Interno - 325.880.888-05 - LINA BUFALINO - UFRA
Externo à Instituição - PRISCILA SANJUAN DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 06/04/2021 10:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1