Notícias

Banca de DEFESA: TULIO DORNAS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TULIO DORNAS DE OLIVEIRA
DATA: 30/05/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Museu Paraense Emílio Goeldi
TÍTULO:

AVES DA AMAZÔNIA TOCANTINENSE E REGIÕES ECOTONAIS; COMPOSIÇÃO E RIQUEZA, ENDEMISMOS, BIOGEOGRAFIA E CONSERVAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Aves, Biodiversidade, Biogeografia, Filogeografia, Interflúvio Tocantins-Araguaia, Ecótono Cerrado Amazônia, Estado do Tocantins.


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A Amazônia é detentora riquíssima biodiversidade onde se estima a ocorrência de mais de 1.300 espécies de aves, das quais 20% são endêmicas, tornando-a o bioma mais rico em espécies de aves do planeta. Apesar da representativa riqueza e endemismos de aves na Amazônia, a lacuna de conhecimento ornitológico no bioma ainda é muito expressiva, existindo áreas enormes que ainda carecem de estudos de inventariamento de sua avifauna. Uma dessas regiões é a Amazônia tocantinense, localizada no interflúvio Tocantins-Araguaia, onde o conhecimento ornitológico é conhecido unicamente através de coletas de exemplares de aves entre as décadas de 1960 e 1980 e estudos pontuais de levantamento rápidos nos últimos dez anos e cujas listagens de aves somadas resultam em pouco mais 400 espécies, um valor reconhecidamente subestimado. Diante do potencial de uma riqueza mais significativa, com previsão de mais 550 espécies de aves e de um potencial biogeográfico, nunca explorado, devido à localização desta porção amazônica no interior do interflúvio Tocantins-Araguaia, este projeto de pesquisa tem como objetivos i) inventariar a avifauna localizada na Amazônia tocantinense e regiões ecotonais determinando sua riqueza, composição e possíveis extensões geográficas, ii) avaliar a condição biogeográfica do interflúvio Tocantins-Araguaia como centro de endemismo de aves da Amazônia ou, alternativamente, sua relação com os centro de endemismos Xingu e Belém situados na Amazônia oriental e por fim iii) avaliar a representatividade do status de conservação da avifauna tocantinense com relação as áreas protegidas do estado, verificando uma provável redução de espécies de aves na Amazônia tocantinense em função dos grandes transformações experimentadas na cobertura vegetal nativa regional. Através de expedições em campo, compilação de registros, elaboração de listas de espécies de aves e da comparação de dados morfológicos, genéticos e gravações sonoras de vocalizações das aves registradas, são esperados como resultados e impactos do projeto o preenchimento de uma grande e importante lacuna ornitológica da Amazônia. Os dados e informações geradas serão imprescindíveis para apoiar e estimular medidas de conservação da biodiversidade da Amazônica e tocantinense, além de revelar padrões de diversidade e padrões biogeográficos nesta porção da Amazônia oriental, onde quase nada é conhecido no que se refere a sua biodiversidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 256.175.988-13 - ALEXANDRE LUIS PADOVAN ALEIXO - UFPA
Externo à Instituição - LINCOLN SILVA CARNEIRO
Externo ao Programa - 1350194 - MARCOS PERSIO DANTAS SANTOS
Interno - 236.664.392-68 - MARIO AUGUSTO GONCALVES JARDIM - MPEG
Externo ao Programa - 2646631 - PERICLES SENA DO REGO
Notícia cadastrada em: 28/05/2016 14:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2