Banca de DEFESA: ADRIANA PAULA DA SILVA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA PAULA DA SILVA SOUZA
DATA: 18/05/2016
LOCAL: Museu Paraense Emílio Goeldi

ASPECTOS FLORÍSTICOS E ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIOS À CONSERVAÇÃO DE PALMEIRAS AMAZÔNICAS

Diversidade, Regeneração, Visitantes florais, Germinação

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A família Arecaceae é considerada como uma das famílias botânicas mais representativa na região amazônica. Com praticamente todas as suas partes aproveitadas, são uma das mais importantes fontes de recursos vegetais para o homem. Estudos realizados na região têm demonstrado carência nas informações sobre a diversidade, ecologia e distribuição das palmeiras, pois se estima que os inventários não atingiram a suficiência amostral para caracterizá-las, haja vista que a maioria das pesquisas tem excluído as palmeiras de pequeno porte da flora regional. Objetivando conhecer a diversidade e compreender a dinâmica ecológica das comunidades de palmeiras em Unidades de Conservação do Estado do Pará, foram desenvolvidos estudos na lha do Combu e no Parque Ambiental do Utinga. Sob esta ótica o primeiro capítulo apresenta a contextualização do assunto e seu referencial teórico. O segundo capítulo aborda a diversidade florística de palmeiras nas duas UCs, evidenciando a maior diversidade na floresta de terra firme do Parque Ambiental do Utinga. No terceiro capítulo avaliou-se a interferência da composição físico-química do solo sobre a regeneração natural de populações de palmeiras na floresta de várzea da APA Ilha do Combu, constatando-se que a riqueza de espécies e a distribuição majoritária de indivíduos na classe de tamanho 2 podem estar relacionadas aos elevados teores de fósforo, cálcio e cálcio + magnésio, enquanto que as parcelas com pH mais ácido e valores elevados de matéria orgânica e alumínio podem ter interferido negativamente na densidade de indivíduos. No quarto capítulo a pesquisa objetivou identificar os visitantes florais em palmeiras nativas e suas respectivas frequências, concluindo-se que a cantarofilia é dominante e que as inflorescências de palmeiras têm preferência por coleópteros e hymenópteros como visitantes florais. No quinto capítulo avaliou-se o efeito da escarificação mecânica na germinação e no desenvolvimento vegetativo de palmeiras, cultivadas em diferentes substratos, constatando-se que as sementes escarificadas apresentam melhor desenvolvimento germinativo em relação ao tratamento controle (T1). A vermiculita proporcionou a melhor germinação em relação aos demais tratamentos.

Externo à Instituição - ALESSANDRO SILVA DO ROSÁRIO
Externo à Instituição - CLARISSE BELTRAO SMITH
Presidente - 236.664.392-68 - MARIO AUGUSTO GONCALVES JARDIM - MPEG
Interno - 033.371.892-53 - OSMAR ALVES LAMEIRA - EMBRAPA