Notícias

Banca de DEFESA: JAMILLE COSTA VEIGA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMILLE COSTA VEIGA
DATA: 13/06/2019
HORA: 15:30
LOCAL: Auditório Arlindo Pinto
TÍTULO:

Adaptações morfológicas e comportamentais e a manutenção do sistema de acasalamento em abelhas sem ferrão (Apidae, Meliponini)


PALAVRAS-CHAVES:

Acasalamento, Abelhas, Meliponini


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

Objetivos da tese e divisão em capítulos

Com a presente tese, tenho por objetivo investigar adaptações morfológicas e comportamentais sexualmente selecionadas em abelhas eussociais da tribo Meliponini e suas contribuições para a manutenção do sistema de acasalamento nesse grupo.


Assim, a tese será organizada em três capítulos:
Capítulo I – Mecanismo traumático de mating plug corrobora o acasalamento único em uma tribo de abelha eussocial: ou não!
O primeiro capítulo tem como objetivo descrever o mecanismo traumático de mating plug, reconstruir as etapas do acasalamento natural e testar se este corrobora ou não a hipótese de que a tribo Meliponini apresenta sistema de acasalamento monândrico. Pela primeira vez são descritas as lesões de cópula causadas pelo mating plug, a ocorrência de um mating plug permanente, e ainda são apresentadas evidências de múltiplas cópulas em uma espécie de Melipona.


Capítulo II – Tendência a realizar acasalamentos adicionais? - Como e quando as rainhas acasaladas perdem o mating plug
Neste segundo capítulo, o objetivo é testar a hipótese de que o mating plug deixado pelo macho é um tipo de associação pós-inseminação cuja finalidade é reduzir a chance de acasalamentos múltiplos em fêmeas que se mantêm sexualmente receptivas mesmo após um acasalamento bem-sucedido. Para tanto, investigaremos o comportamento de rainhas recém-acasaladas em uma espécie de de abelha sem ferrão, a fim de modelar o tempo para a perda do mating plug.


Capítulo III – Alometria da genitália e seleção pós-cópula: como o mecanismo traumático de mating plug é mantido na população de uma espécie de abelha sem ferrão?
O terceiro capítulo tem como objetivo investigar como o mecanismo traumático de plug copulatório é mantido em uma população de Melipona fasciculata. Para tanto, serão estudados os padrões alométricos na genitália masculina em três espécies de Meliponini, para comparação, e será testada a direção da seleção sexual pós-cópula atuante sobre a variação morfológica do mating plug em M. fasciculata, uma espécie com mating plug permanente.


A combinação desses capítulos pretende estender a discussão quanto às razões adaptativas para a manutenção do sistema de acasalamento monândrico em abelhas sem ferrão, considerando a possibilidade de ocorrência de baixos níveis de poliandria em algumas linhagens. E, ainda, pretende esclarecer os mecanismos seletivos que mantêm a estratégia de restrição do número de cópulas das fêmeas em Meliponini.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ASTRID DE MATOS PEIXOTO KLEINERT
Externo à Instituição - BETINA BLOCHTEIN
Presidente - 1645126 - FELIPE ANDRES LEON CONTRERA
Externo à Instituição - SIDNEI MATEUS
Notícia cadastrada em: 28/05/2019 15:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1