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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANGELA DA SILVA DOS SANTOS DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISANGELA DA SILVA DOS SANTOS DE ALENCAR
DATA: 06/10/2021
HORA: 18:00
LOCAL: DEFESA REMOTA
TÍTULO:

IMPACTO DAS GRATUIDADES NO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS: O CASO BELÉM-CAMARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Gratuidades. Equilíbrio Econômico-Financeiro. Transporte Aquaviário de Passageiros. Impactos. Custos ABC.


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Naval e Oceânica
RESUMO:

As gratuidades se constituem direito constitucional, amparado pelo Estado, que tem o dever de garantir tal benefício no transporte de passageiros. No entanto, para os casos de serviços delegados para operadores privados, também, se transfere a incumbência de aceitação, estando o Estado obrigado a restituir ao operador este recurso. Ocorre que, até os dias atuais, se questiona o percentual de ressarcimento das gratuidades ao operador privado que, na maioria das vezes precisa complementar o percentual adotado, extraindo esse recurso do lucro do serviço  comprometendo a sua qualidade, bem como o próprio equilíbrio econômico- financeiro. Neste trabalho, buscou-se analisar a estrutura de custos, receitas e gratuidades num serviço aquaviário de passageiros, com revisão bibliográfica sobre o tema e a análise com visão da gestão estratégica de custos; além do uso de curva tendência de crescimento desses dados, afim de determinar o comportamento para efeito de projeções. Como aplicação prática, foi selecionado um operador do serviço da travessia Belém-Camará, no Estado do Pará, com a sistematização dos dados e a análise em busca de evidências dos impactos das gratuidades na sustentabilidade do serviço e, ainda, a determinação de um percentual mais realístico para a situação apresentada. Como resultados preliminares, tem-se a tendência das gratuidades seguindo a curva de receita e observado que, se fosse recuperada a receita integral das gratuidades, isto promoveria o equilíbrio entre receitas e custos. De maneira geral, o trabalho pretende chamar a atenção para um assunto bastante debatido no segmento de transporte público, porém, com pouco estudos técnicos, e desprovidos do caráter científico, que possam apresentar indicativos de solução, para subsidiar tomadas de decisões.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152618 - HITO BRAGA DE MORAES
Presidente - 1187003 - MAISA SALES GAMA TOBIAS
Notícia cadastrada em: 04/10/2021 16:34
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