Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
DATA: 25/02/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEDUC - Plataforma Virtual
TÍTULO:

A PRÁTICA REFLEXIVA DE UMA PROFESSORA E SUA DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NA EMEF DE CAMETÁ- TAPERA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura literária. Poesia. Experiência. Mediação de leitura Escola Rural.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO:

O presente trabalho tem como objeto de estudo uma experiência com a leitura literária nas aulas de língua portuguesa com alunos de 6º a 9ºano da EMEF de Cametá Tapera, escola localizada na vila de Cametá-Tapera, município Cametá/PA. Apresenta como objetivo geral: analisar como a mediação dos textos literários promove a fruição estética e o interesse à aprendizagem da língua portuguesa. Assim sendo, tem como objetivos específicos: a) investigar como a prática de leitura através dos textos literários instigam os alunos, a fim de que os mesmos possam se deleitar no seu deslumbramento estético e assim transformar essa prática em prazer e hábito, tornando esse momento interessante e significativo para ele. b) refletir como a experiência em sala de aula com a leitura literária contribui na formação leitora dos alunos/alunas envolvidos no processo de Ensino Aprendizagem. C). Analisar por meio dos textos literários (poéticos) explorados em sala de aula, o comportamento, o prazer, o gosto dos alunos e alunas, pelo ato de ler, se de fato, os discentes leem por iniciativa própria ou por obrigação. d). Analisar as contribuições do trabalho com a leitura literária para o processo de ensino aprendizagem do aluno e para sua formação, enquanto leitor literário. O presente estudo está pautado na abordagem qualitativa tipo pesquisa-ação, os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário aplicado aos alunos, observação/participante, registro em diário de Campo. Desta maneira, para discorrer sobre o tema, utilizou-se como base teórica os trabalhos de Braggio (1992); Kleiman (1989), (2002); Soares (2006); Cândido (1995); Adolfo (2007); zilberman (1988); Lajolo (1993); Cosson (2014); Todorov (2010), Colomer (2007) entre outros que nos auxiliarão no estudo da temática proposta. O presente trabalho está constituído por três capítulos. O primeiro faz uma abordagem geral do contexto da pesquisa, no segundo aborda-se as memórias da professora pesquisadora e seus métodos de ensino voltado para a docência nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e por fim é apresentada a experiência com a leitura literária (poesias) nas aulas de língua portuguesa. À priori, os resultados preliminares apontam para uma eficácia no ensino da leitura por meio das poesias, bem como as aulas da professora pesquisadora ficaram mais atraentes e motivadora, conclui-se que o trabalho em sala de aula com os textos literários (poéticos) instiga o aluno a ler por gosto e não por obrigação. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 2341990 - JORGE DOMINGUES LOPES
Presidente - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO
Externo à Instituição - TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 22/02/2021 12:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1