Banca de QUALIFICAÇÃO: VERGILIANA DOS SANTOS CORREA

DISCENTE: VERGILIANA DOS SANTOS CORREA
DATA: 29/01/2021
LOCAL: Sala virtual do Google Meet

EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SÓCIOEDUCACIONAL DA POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO E FECHAMENTO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/ PA.

Educação do Campo; Escolas Multisseriadas; Fechamento de escolas do campo; Política de Nucleação.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

Este estudo em desenvolvimento, analisa a Educação do Campo com enfoque na política de nucleação e fechamento das escolas multisseriadas no município de Cametá, no Estado do Pará. O lócus de pesquisa será Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Deoclecio Filgueira da Ponte, localizada na localidade de Caliçado, BR 422, km 22 zona rural do município. De forma geral busca analisar os conflitos que a política de nucleação e o fechamento das escolas multisseriadas provocou nas interações socioeducacionais nas comunidades que perderam suas escolas. De forma especifica, objetiva analisar as condições de acessibilidade de alunos, professores e as implicações desse acesso na qualidade educacional nas escolas núcleos, além da evolução dos indicadores educacionais das escolas após o processo de nucleação O aporte teórico desse trabalho está ancorado no materialismo histórico-dialético, por compreender que por meio das categorias totalidade, contradição e mediação auxiliam no entendimento do fenômeno estudado. Referendamo-nos nos trabalhos de Kosik (1976); Cury (1989); Benitez (2014); Vendramini (2009). Os procedimentos da pesquisa estão sendo a pesquisa documental, a revisão bibliográfica, assim como pesquisa de campo parcial, por conta da pandemia de Covid-19. Os instrumentos de coleta de dados é a entrevista semi-estruturada, na qual se levará em conta as narrativas dos sujeitos envolvidos nessa pesquisa. Os referenciais teórico para discutir a educação do campo e política de nucleação tem destaque Hage (2005; 2014); Campos (2014); Carmo (2016); Correia (2018); Santos (2019); Silva (2019); Rocha (2020). A análise parcial dos dados levantados, revelou que o movimento de fechamento de escolas do campo, em sua grande maioria multisseriadas tem sido constante e crescente nos últimos 19 anos (2001-2019), recorte cronológico que será considerado na pesquisa. A nucleação em Cametá, difere das ocorridas em outros municípios por ser uma nucleação de caráter administrativo pedagógico, ou seja, as escolas multisseriadas que são escolas de pequeno porte, não possuem gestor escolar. Dessa forma, a escola matriz (escola núcleo), segundo resolução CEE/PA nº 485/09, orienta como esse processo se realiza para a expedição de documentos escolares. Além dessa situação evidenciada no estudo, outro ponto a se destacar, refere-se à construção ou ampliação de prédios escolares com uma maior infraestrutura (sala de aula, copa/cozinha, entre outras dependências) que agrega os alunos das escolas próximas ocasionando inicialmente a paralisação e posteriormente o fechamento dessa escola. Logo, identificou-se que a nucleação realizada no município de Cametá serve para invisibilizar as escolas multisseriadas, dificultando o acesso dos sujeitos do Campo as oportunidades de escolarização próximo as suas residências. Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas pela Educação do Campo no Brasil, o movimento de fechamento das escolas tende a aumentar, se não for seriamente dialogado com a sociedade, na busca pela garantia da educação escolar pública como direito de todos e dever do Estado.

Presidente - 1769176 - ERALDO SOUZA DO CARMO
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Interno - 1769360 - MARIA SUELI CORREA DOS PRAZERES