Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO MIRANDA FURTADO

DISCENTE: JOAO MIRANDA FURTADO
DATA: 29/06/2016
LOCAL: Campus de Cametá - Sala 001

Desempenho escolar e o Índice da Educação Básica (IDEB): reflexões acerca da qualidade da educação presentes na cultura dos resultados nas escolas do município de Cametá/Pa

Avaliação em larga escala; IDEB, qualidade do ensino

ÁREA: Educação

O texto é o resultado parcial de uma pesquisa de mestrado que situa os conceitos de desempenho escolar/avaliação/qualidade da educação como indicadores para analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB nas escolas do município de Cametá. Tem como objetivo analisar a concepção de avaliação por meio do processo de ranking dos resultados que tem o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – como parâmetro principal na política oficial e as implicações deste para a qualidade do ensino, em particular na rede de ensino municipal de Cametá/Pa. A metodologia toma a abordagem qualitativa como base, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso. Dentre as técnicas de levantamento de dados optou-se pela análise documental e entrevista semiestruturada. Os dados para análise serão coletados a partir das falas de atores sociais participantes das atividades desenvolvidas em 02 (duas) escolas situadas no município de Cametá, que obtiveram resultados contrastantes no IDEB nos anos de 2009, 2011 e 2013. Dentre os autores que balizam a revisão da literatura podemos citar Luckesi (2002), Saul (1994) Hoffmann (1991), Sant’anna (1999), Vasconcelos (1994), Calderano (2013), Cabral Neto (2009), Oliveira (2005, entre outros. Os resultados preliminares  demonstram que os índices do IDEB não se traduzem efetivamente em qualidade social da educação, no sentido de viabilizar um conjunto de elementos e dimensões socioeconômicas e culturais que fazem parte do modo de vida e as expectativas dos alunos e seus familiares em relação à educação; não considera as múltiplas dimensões da escola e acaba gerando um modelo de avaliação que responsabiliza a própria escola e/ou sistema educacional pelo sucesso ou fracasso, o que acaba favorecendo ao rankeamento entres as escolas e seus sistemas educacionais.

Externo ao Programa - 1152673 - DALVA VALENTE GUIMARAES GUTIERRES
Interno - 1255928 - DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA
Interno - 3153596 - ODETE DA CRUZ MENDES
Interno - 2181917 - RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA FALABELO