Banca de DEFESA: MARCOS PAULO DE OLIVEIRA BARROS

DISCENTE: MARCOS PAULO DE OLIVEIRA BARROS
DATA: 27/01/2023
LOCAL: Cametá

Espaço e identidade cultural dos estudantes da zona rural de Breves (PA)

espaço; cultura; educação; memória.

ÁREA: Educação

O deslocamento espacial de estudantes moradores da zona rural para a zona urbana, a partir de suas necessidades de estudo, pode produzir efeitos sobre seu aprendizado e de sua identidade. É importante destacar que ainda não existem investigações científicas suficientes quanto aos efeitos do deslocamento espacial de estudantes, mais precisamente daqueles que residem nas localidades rurais. Por isso, buscamos investigar se o deslocamento espacial de cinco estudantes moradores da zona rural para a zona urbana do município de Breves (PA), a partir da necessidade de continuarem seus estudos no nível médio, produz efeito(s) sobre suas percepções de educação e cultura. Para isso, buscamos caracterizar os espaços de origem e de destino dos estudantes em relação ao contexto escolar e analisar as falas construídos pelos alunos que se deslocam, buscando identificar como eles caracterizam seus vínculos socioespaciais. Com base na teoria fundamentada, desenvolvemos um estudo exploratório com método indutivo, utilizando como principal instrumental um questionário para entrevista semiestruturada, tendo como Participantes cinco estudantes de três localidades da zona rural de Breves (Nossa Senhora da Luz, São Rafael e Santo Amaro). Os resultados mostraram que os estudantes percebem o tempo como um fator decisivo dentro de sua história de estudos, sobretudo por terem tido a necessidade de buscar outros níveis de ensino longe de sua residência, mantendo vínculos, ao mesmo tempo, com suas comunidades de origem e com a de destino por meio das experiências vivenciadas no espaço escolar ao longo dos anos.

Presidente - 2341990 - JORGE DOMINGUES LOPES
Interno - 1766027 - RAQUEL MARIA DA SILVA COSTA
Externo ao Programa - 3285940 - ANDREA SILVA DOMINGUES
Notícia cadastrada em: 16/01/2023 10:43