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Banca de QUALIFICAÇÃO: DAMARIS BOTELHO FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAMARIS BOTELHO FREITAS
DATA: 19/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual: meet.google.com/xmi-ixzd-drx
TÍTULO:

INSERÇÃO E ÊXITO DE JOVENS EGRESSOS DO PRONATEC NO MERCADO DE TRABALHO EM CAMETÁ-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional. PRONATEC. Egressos. Formação humana. Mercado de trabalho.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

A partir do texto da LDB 9.394/96 a Educação Profissional tem sido um tema muito discutido por vários autores renomados da literatura, que criticam que esta modalidade de educação visa somente atender as demandas do mercado de trabalho, desta forma não possibilitando ao indivíduo uma formação geral e humanística. Nesse sentido, este trabalho versa sobre a inserção e êxito de jovens egressos do PRONATEC no mercado de trabalho em Cametá-pa. Ao enfocar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), esta investigação tem como objetivo geral: Analisar a qualidade social da formação profissional de jovens egressos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC ofertado por meio do CIEBT e SENAI, no período que corresponde aos anos de 2012 a 2019. A problemática desta pesquisa se delimita no seguinte questionamento: a formação profissional recebida pelos jovens por meio do PRONATEC objetivou  a inserção no mercado de trabalho? Os objetivos específicos adotados são: a) Analisar a qualidade social da formação dos jovens egressos dos cursos do PRONATEC; b) Compreender a avaliação dos Jovens em relação aos cursos ofertados pelo PRONATEC no CIEBT e SENAI;  c)Averiguar o impacto do PRONATEC na vida dos jovens egressos ao programa; d) Investigar se e sob que condições os sujeitos oriundos dos cursos do PRONATEC estão inseridos no mercado de trabalho. A metodologia da pesquisa está pautada na abordagem qualitativa apoia-se no estudo de caso e sob o aporte metodológico do materialismo histórico-dialético (MARX, 2010; RAMOS, 2011), de abordagem qualitativa (LUDKE, ANDRÉ 1986; MINAYO, 2001), com entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS, 1987; THIOLLENT 1987), associada à análise de conteúdo (BARDIN, 2011).Dentre os tipos de pesquisa que vamos nos apropriar primeiramente, vale aqui destacar a pesquisa bibliográfica (SEVERINO 2005), pesquisa documental (GATTI 2001);  pesquisa de Campo (FONSECA 2002) . A partir da metodologia utilizada, pretendemos chegar ao conhecimento sobre a satisfação dos egressos em relação a formação recebida, e se as metodologias adotadas pelos professores contribuíram para o desenvolvimento e aprimoramento de competências oportunizando a formação humanitária e/ ou a inserção no mercado de trabalho. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1269545 - JOAO PAULO DA CONCEICAO ALVES
Interno - 642.967.172-00 - ELIDO SANTIAGO DA SILVA - UFPI
Interno - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Externo à Instituição - ADALBERTO CARVALHO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 09:48
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