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Banca de DEFESA: ANDRESSA MONTENEGRO DE SA ROSSY

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA MONTENEGRO DE SA ROSSY
DATA: 18/09/2020
HORA: 12:00
LOCAL: Google Meets
TÍTULO:

Efeito da Cinoterapia no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças no espectro autista


PALAVRAS-CHAVES:

habilidades sociais; espectro autista; cinoterapia; psicologia evolucionista; intervenção assistida por animais.


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Habilidades Sociais é um termo que pode ser aplicado a diferentes comportamentos do indivíduo, que contribuem para a competência social, o que favorece um relacionamento saudável e produtivo com as demais pessoas. As habilidades sociais podem ser desenvolvidas através de intervenções. Isso é especialmente importante para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é um transtorno que causa deficiências no processo de comunicação social e interação social em diversos contextos, e tem como característica importante o prejuízo nas habilidades sociais. Estas habilidades podem ser desenvolvidas através de terapias, por exemplo, através da Cinoterapia, que é uma modalidade de intervenção assistida por cães, onde os animais com um perfil comportamental específico são utilizados como facilitadores no tratamento de pacientes em diversas áreas da saúde. Diante da necessidade de se conhecer os benefícios de novas formas de terapia no contexto da região Amazônica, o objetivo desta pesquisa foi investigar os ganhos terapêuticos da Cinoterapia para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças com o transtorno do espectro autista. Foi aplicado a seis cuidadores primários, maiores de 18 anos, antes e depois das intervenções, o instrumento Autism treatment evaluation checklist (ATEC), que avalia a efetividade de tratamentos para o autismo; e nas crianças, foram aplicados os níveis 1, 2 e 3 do marco de desenvolvimento “comportamento social e brincar social” do Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program - VB-MAPP para avaliar as habilidades sociais diretamente antes e após as intervenções. Quanto ao ATEC, das 3 crianças do grupo experimental, duas tiveram melhora dos comportamentos no pós-teste, assim como duas crianças do grupo controle. Quanto ao VB-MAPP, observou-se um avanço nas habilidades sociais das crianças dentro do Espectro Autista deste estudo após intervenção com Cinoterapia, em todas as crianças do grupo experimental, e em apenas uma do grupo controle. A disparidade com os resultados do ATEC pode indicar que instrumentos aplicados por especialistas, como o VB-MAPP, podem ser mais sensíveis do que questionários auto-respondentes. Sugere-se para futuras pesquisas que seja desenvolvido um protocolo de intervenção, que seja dado um tempo maior para a intervenção e que seja investigada a intervenção de Cinoterapia no desenvolvimento de outras áreas dentro do Espectro do Autismo, como a melhora da saúde física, no desenvolvimento motor e na questão afetiva da criança, além de pesquisas com outros transtornos do desenvolvimento. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1347695 - ALDA LOUREIRO HENRIQUES
Externo à Instituição - FERNANDA MARTINS HATANO
Interno - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Presidente - 2368178 - RACHEL COELHO RIPARDO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 18/08/2020 15:09
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