Banca de DEFESA: FERNANDA MENDES RABELO

DISCENTE: FERNANDA MENDES RABELO
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Google meet

Agrupamento perceptual em macacos-prego (Sapajus spp.): Discriminação de formas em estímulos de mosaico e estímulos hierárquicos

agrupamento perceptual; escolha de acordo com o modelo; discriminação simples; estímulos pseudoisocromáticos; estímulos hierárquicos; macacos-prego (Sapajus spp.)

ÁREA: Psicologia

Estudos que investigaram o agrupamento perceptual de estímulos visuais por diferentes espécies, indicam diferenças perceptuais no processo de agrupamento dos elementos que compõem uma imagem entre humanos, chimpanzés, babuínos, macacos rhesus, saguis cabeça-de-algodão e macacos-prego. O objetivo desta dissertação foi investigar a discriminação perceptual em estímulos de mosaico (Experimento 1) e em estímulos hierárquicos (Experimento 2), ambos em macacos-prego do gênero Sapajus. Participaram deste estudo dois macacos-prego alojados na Escola Experimental de Primatas (EEP) da Universidade Federal do Pará. No Experimento 1, dois grupos de estímulos mosaicos foram usados para avaliação da discriminação de forma dos alvos: os de contraste de cor, com ruído de luminância e os estímulos de contraste de luminância. Outros dois grupos de estímulos sólidos foram utilizados como linha de base para avaliação da discriminação de forma dos alvos em estímulos cujo percepto não resultaria do agrupamento de elementos: estímulos sólidos de contraste de cor e estímulos sólidos de contraste de luminância. Dois procedimentos foram usados: 1) a escolha de acordo com o modelo (DMTS), em que a resposta de escolha do estímulo de comparação correspondente ao modelo (S+) produzia a liberação de uma pelota de banana e um intervalo entre tentativas (IET) de 6 s, e 2) o de discriminação simples (DS) simultânea, em que o sujeito deveria escolher o estímulo distinto dos demais para produzir a pelota de banana e o IET, também de 6 s. No experimento 2 foram usados estímulos hierárquicos em duas condições de aplicação do procedimento de DMTS: 1) a condição global, em que o modelo e o comparação positivo eram compatíveis nos elementos local e global, enquanto o comparação negativo diferia do modelo em nível global e 2) a condição local, em que modelo e o comparação positivo eram compatíveis em nível local e global, mas o comparação negativo diferia do modelo nos elementos locais. Além disso, avaliou-se a possível interferência produzida por estímulos consistentes e inconsistentes no processamento perceptual da forma global e local. Os resultados do Experimento 1 indicaram, para os dois sujeitos, que os macacos-prego parecem não ser capazes de discriminar as formas que poderiam emergir do agrupamento de pequenos círculos que compõem os estímulos de mosaico pseudoisocromáticos, tanto no procedimento de DMTS quanto de DS. Os resultados do Experimento 2 mostraram que os dois macacos-prego apresentaram maior facilidade em responder entre modelo e comparação quando o controle pelos elementos locais permitia escolhas corretas; quando as escolhas corretas dependiam da correspondência global entre modelo e comparação positivo, o desempenho apresentava-se ao nível do acaso. Embora pouca diferença tenha sido observada no desempenho entre as tentativas consistentes e inconsistentes nas duas condições, a precisão foi menor nas tentativas inconsistentes em ambas as condições. Os resultados desta dissertação mostram que o agrupamento de elementos por contraste de cor ou de luminância em estímulos de mosaico pseudoisocromático não produzem a emergência de percepção de formas em macacos-prego suficiente para permitir o estabelecimento de discriminações entre estímulos deste tipo nas tarefas de DMTS e DS, corroborando estudos que sugerem que macacos do novo mundo apresentam vantagens no processamento perceptual local de estímulos hierárquicos, também observado no Experimento 2 desta dissertação.

Presidente - 2570109 - ANA LEDA DE FARIA BRINO
Externo à Instituição - DORA FIX VENTURA
Interno - 1734253 - GIVAGO DA SILVA SOUZA
Interno - 6326328 - OLAVO DE FARIA GALVAO