Banca de DEFESA: CARLA JULIANE MARTINS RODRIGUES

DISCENTE: CARLA JULIANE MARTINS RODRIGUES
DATA: 22/03/2023
LOCAL: Sala 17, Prédio II, NTPC

Análise de algumas variáveis envolvidas no comportamento

Comportamento alimentar; rigidez comportamental; religião.

ÁREA: Psicologia

Foram analisados relatos sobre comportamento alimentar, especificamente sobre ortorexia nervosa e atitudes alimentares, relatos de rigidez comportamental relacionados ao padrão alimentar e religião de estudantes universitários. Os participantes responderam o formulário de caracterização, o questionário sobre comportamentos ortoréxicos – ORTO-15, Escala de Atitudes Alimentares Transtornadas – EAAT, juntamente com o questionário sobre avaliação do comportamento inflexível, a Escala de Rigidez. Dos 205 participantes, 85,6% apresentaram relatos indicativos de comportamentos ortoréxicos, com prevalência do sexo masculino, 16% apresentaram relatos de atitudes alimentares não saudáveis, com prevalência do sexo feminino e vegetarianos tenderam a apresentar escores mais altos que onívoros, houve uma correlação moderada entre rigidez comportamental e atitudes alimentares não saudáveis. Adventistas eram mais inclinados a serem vegetarianos que onívoros, participantes sem religião apresentaram respostas protetoras em relação as variáveis quando comparados com adventistas e católicos. Sugere-se novos estudos que investiguem o comportamento alimentar e suas variáveis de controle para o entendimento ampliado do fenômeno e possíveis intervenções.

Presidente - 327568 - LUIZ CARLOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1152799 - CARLA CRISTINA PAIVA PARACAMPO
Interno - 2579253 - DANIELA LOPES GOMES
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 15:42