Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS FERREIRA RODRIGUES

DISCENTE: MATEUS FERREIRA RODRIGUES
DATA: 23/03/2023
LOCAL: Sala 18, Prédio II, NTPC

EFEITOS DO ACESSO A DIFERENTES NÍVEIS DE INFORMAÇÃO NA TRANSMISSÃO CULTURAL EM UMA TAREFA EXPERIMENTAL DE CONSTRUÇÃO

evolução cultural cumulativa, informação social, transmissão cultural, tarefa de construção, estudantes universitários

ÁREA: Psicologia

A habilidade de produzir e manter artefatos complexos foi um dos fatores que permitiu a espécie humana habitar uma variedade de ambientes. Estudos experimentais que investigam comportamentos culturais similares à produção de artefatos são importantes ferramentas para entender aspectos da evolução cultural. O conceito de fidelidade cultural é usado para explicar a estabilidade de tradições culturais, mas há ainda confusão sobre o que é fidelidade e como mensurá-la. O presente estudo busca, por meio de um estudo experimental de transmissão cultural em cadeia, avaliar indicadores experimentais de fidelidade no desempenho produzido por mecanismos de transmissão cultural em diferentes grupos em uma tarefa de construção. Tal tarefa consiste em fechar um buraco usando diferentes materiais. Este projeto irá comparar o desempenho de três grupos com acesso a diferentes mecanismos de transmissão cultural: imitação (acesso às ações de um modelo e ao produto da tarefa) e emulação (acesso apenas ao produto da tarefa) e também um grupo controle. Os dois primeiros grupos serão separados em cadeias de transmissão cultural para avaliar de maneira experimental o efeito cumulativo característico da cultura. Os materiais da tarefa serão divididos em dois tipos, a depender se a escolha destes influencia (funcional) ou não (arbitrário) o sucesso do produto cultural. Isto permitirá avaliar se a fidelidade varia com relação ao contexto de uso dos materiais. Os dados serão analisados de forma quantitativa, considerando o sucesso do produto cultural (número de impactos suportados), a escolha de materiais, e de forma qualitativa, considerando a topografia de resposta (uso dos materiais) na montagem do aparato.

Externo ao Programa - 2616292 - AECIO DE BORBA VASCONCELOS NETO
Interno - 3275188 - HELLEN VIVIANNI VELOSO CORREA
Presidente - 1689637 - NATALIA BEZERRA DUTRA
Interno - 2368178 - RACHEL COELHO RIPARDO TEIXEIRA