Banca de DEFESA: GERALDO MAGELA PINTO DE SOUZA JÚNIOR

DISCENTE: GERALDO MAGELA PINTO DE SOUZA JÚNIOR
DATA: 14/07/2022
LOCAL: Ambiente remoto

Investigação sobre vieses cognitivos no julgamento de discentes do Curso de Bacharelado em Direito

Heurísticas e vieses cognitivos; Economia Comportamental; Ensino jurídico.

ÁREA: Psicologia

Este trabalho teve por objetivo investigar vieses cognitivos em julgamentos de discentes do Curso de Bacharelado em Direito através do desempenho em um caso jurídico simulado com informações incertas e ambíguas. Ele se fundamentou nos estudos em Economia Comportamental sobre tomada de decisão humana a partir de heurísticas e vieses cognitivos em situação de incerteza e ambiguidade. Participaram 63 discentes, sendo 27 concluintes e 36 calouros. O projeto usou da Escala de Intolerância à Incerteza (IUS-12), a Critical Thinking Disposition Scale (CTDS) e um Caso Jurídico Simulado como instrumentos de levantamento de dados. Estes foram analisados a partir de Análise Fatorial Exploratória, Teste de Mann-Whitney e Correlação Policórica. Os resultados demonstraram que alunos tiveram baixa resistência aos vieses e não houve diferença significativa no desempenho de alunos concluintes com alunos calouros.

Interno - 1689637 - NATALIA BEZERRA DUTRA
Presidente - 1870683 - PAULO RONEY KILPP GOULART
Interno - 2368178 - RACHEL COELHO RIPARDO TEIXEIRA
Externo à Instituição - SANDRO ALEX DE SOUZA SIMÕES